sábado, 30 de outubro de 2010

Apanhadas em outubro de 2010

Em reunião na quarta-feira, representantes de igrejas sugeriram a Dilma que mencionasse Deus com mais frequência. Foi o que ela fez no dia seguinte, em sua última fala no debate.
Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo – 02/10/2010

Disseram que eu sou brincalhão, mas a piada nesta eleição são eles. Eu não fiz piada nenhuma. Pela primeira vez, um candidato disse ao povo brasileiro o que não podia ser dito, o que eles três não dizem sobre os verdadeiros problemas do país.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidato à presidência da república – O Globo, 02/10/2010

Pessoalmente, sou contra o aborto. Até porque seria muito estranho, no momento em que meu neto acabou de nascer, eu defender o aborto. O aborto é uma violência contra a mulher.
Dilma Rousseff (PT), candidata à presidência – http://noticias.terra.com.br  – 07/10/2010

Os fetos perdidos por abortos espontâneos não são batizados. A Igreja não exige isso. Também não são enterrados. Sua curta existência não é imortalizada numa sepultura - modo como quase todas as culturas humanas atestam a passagem de seus semelhantes pelo reino desse mundo. Os fetos não são incluídos em nenhum dos rituais, religiosos ou leigos, que registram a existência de mais uma vida humana entre os vivos.
(...)
Em mais de um debate público escutei o argumento de conservadores linha-dura, de que a mulher que faz sexo sem planejar filhos tem que agüentar as conseqüências. Eis a face cruel da criminalização do aborto: trata-se de fazer, do filho, o castigo da mãe pecadora.
Maria Rita Kehl – O Estado de S.Paulo – 18/09/2010

Como é que um jornal que anuncia estar sob censura, pode demitir alguém só porque a opinião da pessoa é diferente da sua?
Maria Rita Kehl, psicanalista, confirmando a sua demissão do jornal O Estado de S. Paulo – Terra Magazine – 07/10/2010

Questionado sobre o espaço que o PSOL terá no próximo governo, Plínio cravou: “Nada! Governo da direita mas nem pensar, nem passar perto. Nós vamos ser oposição. Não somos oposição a um governo, somos oposição a um sistema social.”
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidato à presidência da república – Folha de S. Paulo – 04/10/2010

Os mercados estão absolutamente tranqüilos
Fábio Barbosa, da Febraban, sobre o segundo turno entre Dilma e Serra – O Estado de S. Paulo – 05/10/2010

O Senado vai ficar animado ano que vem. Estarão, lado a lado, Collor, que sofreu impeachment, e Lindberg Farias, que liderou os caras-pintadas nas ruas para denunciar a corrupção do então presidente. Só que agora os dois são do PL (Partido de Lula).
Ancelmo Gois – O Globo – 06/10/2010

E Deus disse a Noé: Faça um backup que eu vou formatar!
Anônimo

O meio de comunicação que autorizar e publicar idéias racistas e discriminatórias será passível de sanções econômicas e de suspensão da licença de funcionamento, sujeito a regulamentação.
Artigo de lei proposta pelo presidente Evo Morales, aprovada pelo senado boliviano. Os donos da mídia empresarial do país alegam tratar-se de ataque à liberdade de expressão – Página/12 – 8/10/2010

Esse som vai para os irmãos e irmãs do MST: People of the sun!
Zack de la Rocha, vocalista da banda estadunidense Rage Against the Machine, em show no festival "Starts with U" (SWU), em Itu (SP) – 10/10/2010.

Não se fala em sustentabilidade sem se falar em reforma agrária, sem se falar em agricultura familiar. Fica uma coisa meio... assistencialista.
Fernando Anitelli, líder do grupo paulista O Teatro Mágico, em show no festival "Starts with U" (SWU), em Itu (SP) – 10/10/2010


Nos dias de festa, depois da Missa vespertina, os homens (...) costumavam jogar bola, que, embora de borracha, era tão leve e veloz que, uma vez que lhe era dado um chute, continuava dando voltas durante um bom tempo, sem parar, empurrada pelo próprio peso. Não jogam a bola com as mãos, como nós fazemos, mas sim com o pé, recebendo e passando a bola com grande precisão.
Padre José Manuel Peramás, espanhol que trabalhou em missões dos guaranis no Paraguai, no século 18 – Giampaolo Romanato em artigo para o L'Osservatore Romano sobre a prática do futebol entre os índios – 10/2010

O tiro pode sair pela culatra das lideranças conservadoras, porque grandes pastores conservadores desse país (e é quase redundante falar em pastor conservador) têm trazido a questão do aborto e da homossexualidade para o debate das eleições e, se a nova geração se acostuma a discutir isso, vai também querer discutir outras coisas. Se entrar na moda, isto é, discutir todas as questões nacionais, isso vai ser muito bom, mas vai fazer com que as lideranças conversadoras percam o trem da história.
Gedeon Freire de Alencar, sociólogo e presbítero da Igreja Assembleia de Deus, em entrevista à IHU On-Line – http://www.ihu.unisinos.br – 14/10/2010

Pesquisadores da Universidade John F. Kennedy, nos EUA, entrevistaram 234 pessoas e concluíram que quem se considera de direita dorme mais tempo e mais profundamente do que as pessoas de esquerda - que têm o sono mais agitado e sonhos mais bizarros (a maior parte deles envolvendo mortos-vivos e relações sexuais).
Thiago Perin, para a coluna Ciência Maluca da revista Superinteressante – setembro de 2010

Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida; Evite alimentos anunciados na TV; Não coma cereais matinais que mudem a cor do leite; Evite produtos com mais de cinco ingredientes; Só coma à mesa; Não é comida se entrou pela janela de seu carro.
Michael Pollan no livro "Regras da Comida - Um Manual da Sabedoria Alimentar" – Folha de São Paulo – 17/10/2010

Esta mudança é necessária. Nosso povo foi prejudicado durante anos. O tipo de trabalho que a maioria da população realiza é muito pesado. A diminuição da idade de reforma para os mineiros deve ser maior, para os 56 anos, e para os que vão ao fundo das minas deve diminuir para os 51 anos.
Evo Morales, presidente da Bolívia, ao propor projeto-de-lei que reduz a idade mínima para a aposentadoria de 65 para 58 anos para os homens e de 62 para 56 anos para as mulheres – 22/10/2010 - www.pcb.org.br

Nenhum dos populares fóruns de discussão na internet chinesa (a maior do mundo, com 400 milhões de usuários) teve permissão para discutir o Nobel. Canais estrangeiros como a CNN e a BBC saíram do ar quando falavam do prêmio. A operação chegou até aos celulares: mensagens com as palavras "Nobel" ou "Xiaobo" não foram transmitidas.
Fabiano Maisonnave, sobre a premiação de Liu Xiaobo, dissidente político chinês, com o Prêmio Nobel da Paz – Folha de São Paulo – 24/10/2010

A campanha de reeleição da governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT) conseguiu colocar do mesmo lado o MST e Almir Gabriel, governador à época do massacre de Eldorado do Carajás (PA), em 1996, quando 19 integrantes do movimento sem-terra foram mortos por policiais militares.
João Carlos Magalhães, em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo – 30/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário