terça-feira, 6 de outubro de 2009

Catadas em setembro de 2009

Lula, que vai sair do governo como o presidente que não fez a reforma agrária prometida, perdeu a oportunidade de sair como o presidente que teve a coragem de atualizar os índices [de produtividade do Incra], após mais de 30 anos de espera
João Paulo Rodrigues, porta-voz da coordenação nacional do MST – Gazeta do Povo – 04/09/2009.

Caixões ecológicos feitos de celulose, além de uma luxuosa limusine que, durante o cortejo fúnebre, transporta o corpo e os familiares do morto, com direito a monitor de DVD e frigobar.
Novidades apresentadas na Funexpo (Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para o Setor Funerário e de Cemitérios), realizada em Santos, São Paulo – 24Horas News – 05/09/2009.

Nos Estados Unidos e em outros países, os bancos que eram considerados grandes demais para quebrar se tornaram ainda maiores. Os problemas são piores do que eram em 2007, antes da crise.
Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia – O Globo, 14-09-2009

Este exemplo típico de malabarismo nos balanços, o mais comum nas sociedades anônimas, explica-nos por que motivo os seus conselhos de administração empreendem negócios arriscados com muita mais facilidade do que os particulares. A técnica moderna de elaboração dos balanços não só lhes oferece a possibilidade de ocultar a operação arriscada ao acionista médio como permite aos principais interessados livrarem-se da responsabilidade mediante a venda oportuna das suas ações no caso de a experiência fracassar, ao passo que o negociante particular arrisca a sua pele em tudo quanto faz.
Lênin, sobre fraudes em balanços de grandes empresas, em seu livro “Imperialismo – fase superior do capitalismo”, publicado em 1916.

Um jornal criado com base em coletas de cinco centavos entre pequenos coletivos de fábricas é uma empreitada muito mais autônoma, confiável e séria (tanto financeiramente, como, mais importante que tudo, do ponto de vista do desenvolvimento do movimento democrático dos trabalhadores) do que uma publicação criada a partir de centenas de rublos doados por intelectuais simpatizantes.
Lênin, Collected Works, Vol.18, p.188 – Julho de 1912.


Na cidade de Foggia, a 380 quilômetros de Roma, a prefeitura criou uma linha de ônibus, a 24/1, exclusiva para transportar imigrantes africanos - quase todos negros - até o Centro de Acolhimento de Estrangeiros de Cara, mantido pelo Ministério do Interior. Já os moradores italianos fazem o mesmo trajeto em separado, na linha 24.
Agência Estado – 14/09/2009.

Pelo censo de identificação que fiz em 2005, a porcentagem média de docentes negros no conjunto das seis mais poderosas universidades públicas brasileiras (USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS, UFMG, UnB) é 0,6% (...). Para contrastar, a África do Sul, ainda nos dias do apartheid, já tinha mais professores universitários negros do que nós temos hoje.
José Jorge de Carvalho – Folha de S.Paulo – 17/09/2009.

O celular carrega o Corão, com música e imagens de texto que desliza na tela seguindo a recitação, e permite a sua tradução para várias línguas. O LG II GD335 traz, ainda, o anúncio das horas de oração, o convite à oração e tem, embutida, uma bússola eletrônica que indica a direção de Meca.
Sobre aparelho da LG voltado para um mercado estimado em 1,5 milhão de muçulmanos – Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação – 16/09/2009.

Feliz do país que vai ter uma disputa que pode ter Dilma, Serra, Marina, Heloísa Helena, Aécio. Houve no país um avanço qualitativo nas disputas eleitorais. O Fernando Henrique e eu já fomos um avanço extraordinário.
Luiz Inacio Lula da Silva, presidente da Republica – Valor – 17/09/2009.

Ergue a tocha no alto da glória/ quem, herói, nos combates, se fez/pois que as páginas da História/são galardões aos negros de altivez.
Trecho do "Hino à negritude", do professor Eduardo de Oliveira, oficializado pela Câmara dos Deputados em projeto de lei do deputado Vicentinho (PT-SP) - setembro de 2009.

É um veado e fuma maconha. Se ele viesse, eu ia correr atrás dele e estuprar em praça pública.
Palavras atribuídas a André Puccinelli (PMDB), governador do Mato Grosso do Sul, em referência ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que anunciou que o governo federal vai proibir o plantio de cana e a instalação de novas usinas de álcool na região do Pantanal – Jornal do Commercio – 23/09/2009.

Muitas vezes, pessoas que não admitem seu homossexualismo tentam agredir os gays, algo que eles não aceitam dentro deles. Sou um defensor dos direitos dos homossexuais. O governador fique à vontade, ele pode sair do armário, pode ficar tranquilo.
Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, respondendo a André Puccinelli – Folha de São Paulo – 24/09/2009.

O corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, determinou ontem o cancelamento do registro de uma fazenda no interior do Pará que, no papel, tinha a metade do tamanho do Brasil.
Rodrigo Rangel em reportagem sobre inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça nos cartórios da região de Altamira – O Estado de S. Paulo – 24/09/2009.

A última coisa que este governo fez foi se opor ao capitalismo. E muito menos ser marxista ou outra coisa.
Delfim Netto, sobre o governo Lula – O Globo – 20/09/2009.

Somos todos nós, se não culpados, responsáveis, e sabemos que os sem-terra são vítimas de permanente frustração de sua esperança de poder ter um pequeno pedaço de terra para produzir.
José Sarney, senador (PMDB-AP), em discurso na tribuna, em 23/09/2009.

Um dos mais graves relatos aponta que policiais teriam participado da invasão [do tráfico] à Vila dos Pinheiros. Moradores afirmam que três veículos blindados da Polícia Militar – os chamados “caveirões” – foram “alugados” para traficantes de uma das facções envolvidas. Na Maré, esta é uma informação naturalizada. “Todo mundo aqui sabe disso. Várias pessoas viram”, afirma R.A., morador do Conjunto Esperança.
Manifesto em solidariedade ao povo da Maré (Rio de Janeiro), da ONG Justiça Global – setembro de 2009.

Quando o Paraguai fica nervoso com o Brasil, eu tenho que compreender o Paraguai. Não posso ser agressivo se o Paraguai grita comigo. O Brasil tem muito mais poder e recursos. É como a relação entre pai e filho. Um pai não bate no seu filho toda vez que o menino grita. Ele tenta argumentar. É assim que os países grandes devem agir.
Entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, à revista Newsweek – 23/09/2009.

Obama, venha para o eixo do mal, e vamos construir uma economia a serviço do ser humano
Hugo Chávez, presidente da Venezuela – Folha de S. Paulo, 25-09-2009.

No Brasil, o que um pobre gasta em um ano é o mesmo gasto por um rico - que faz parte de 1% da população - em três dias. A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou nesta quinta-feira uma análise com base nos dados apresentados na semana passada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) relativa ao ano de 2008.
Pedro Peduzzi – Agência Brasil – 25/09/2009.

Participo de um governo no qual nenhum homem é assertivo; não assumem suas posições. Sou uma mulher dura, cercada de homens meigos, mas já me conformei
Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil – O Globo – 26/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário