terça-feira, 2 de outubro de 2012

Achadas em Setembro de 2012

O caminho da desconstituição de direitos pode ser perigoso; podemos saber hoje onde começa – sobre os mais vulneráveis –, mas é difícil prever onde termina.
Raquel Rolnik, sobre as remoções forçadas de famílias pobres nas grandes cidades – Mercado Ético Terra – 30/08/2012


...será verdade, como eu sempre suspeitei, que a Fifa imita inconscientemente a Igreja, patrocinando os tabus que a tornam uma instituição supostamente diferenciada e acima das outras? Pois assim como uma mantém o intocável celibato clerical, a outra não mexe, ou quase, nas regras do futebol, não admite os tira-teimas para dirimir lances duvidosos, e guarda a final da Copa de 58 num sacrário inviolável.
José Miguel Wisnik, sobre filmagem da final entre Brasil e Suécia – O Globo – 01/09/2012

No entanto, cada vez que o governo abria uma embaixada na África, inclusive nos países lusófonos, já escaldados pela colaboração de Gilberto Freyre (1900-87) com o colonialismo salazarista, escancarava-se um paradoxo: como acreditar que o Brasil era uma "democracia racial" se todos os diplomatas, e até os contínuos da embaixada, eram brancos? A branquidade encenada pelos diplomatas brasileiros entravava a política do Brasil na África.
Luiz Felipe de Alencastro, cientista político e historiador – Folha de S. Paulo – 02/09/2012

Por módicos 91 reais, qualquer internauta, não precisa ser cristão, pode adquirir a "Fronha dos Sonhos", que está sendo comercializada pela Igreja Mundial do Poder de Deus. Ela pode ser usada no travesseiro do drogado, do alcoólatra, do necessitado. Ela vai "abençoar a sua vida", pois é uma fronha consagrada no altar, diz o anúncio.
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação – 03/09/2012

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney foi indicado oficialmente nesta terça-feira (28/08) como candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos na Convenção Nacional do Partido em Tampa, na Flórida. O primeiro dia do evento, porém, também foi marcado por um episódio de racismo. Segundo informações da rede norte-americana TPM, um homem jogou amendoins em uma cinegrafista negra da CNN e disse à ela: "é assim que alimentamos os animais".
operamundi.uol.com.br – 29/08/2012

O consenso de Brasília é muito parecido com o de Washington, amaldiçoado desde sempre por petistas e mesmo por tucanos à esquerda. Com poucas exceções, o país segue os dez mandamentos que, no início dos anos 90, o economista americano John Williamson identificou como necessários para nações, como o Brasil, superarem o modelo de substituição de importação e a crise da dívida dos anos 80.
Cristiano Romero – Valor – 12/09/2012

Se minha mãe quiser, eu vou ajudar, sim. Se eu tiver horário, porque também não tenho tempo nem pra me coçar direito, entendeu?
Supla, filho de Marta Suplicy, sobre a possibilidade de ajudar sua mãe, que acaba de ser nomeada Ministra da Cultura – Gazeta do Povo – 13/09/2012

Os africanos querem trabalhar, e seus trabalhadores desejam trabalhar por menos de US$ 2 por dia. Tais números me fazem ficar preocupada com o futuro desse país. Estamos nos tornando uma nação de alto custo e alto risco para investimentos.
Gina Rinehart, australiana considerada a mulher mais rica do mundo – http://www.pragmatismopolitico.com.br – 12/09/2012

Não se pode negar que o fascismo e movimentos semelhantes, visando ao estabelecimento de ditaduras, estejam cheios das melhores intenções e que sua intervenção, até o momento, salvou a civilização europeia. O mérito que, por isso, o fascismo obteve para si estará inscrito na história. Porém, embora sua política tenha propiciado salvação momentânea, não é do tipo que possa prometer sucesso continuado. O fascismo constitui um expediente de emergência. Encará-lo como algo mais seria um erro fatal.
Ludwig von Mises (1881-1973), um dos líderes da Escola Austríaca de economia ao lado de Friedrich Hayek, no livro “Liberalismo - Segundo a tradição clássica”

Julgado como combatente político, nas ações de Judas não há nada de condenável, até porque ele não está totalmente seguro de que queria condenação à morte do "mestre". Ele provavelmente queria que estourasse um escândalo, que o processo que lhe foi tentado mobilizasse as várias seitas políticas; que se formasse uma opinião pública, que em parte, de fato, se formou no momento de escolher a liberdade entre Jesus e Barrabás. (...) No entanto, a condenação de Jesus foi para o zelota Judas um fiasco colossal. Talvez justamente por isso ele se enforcou, se as fontes que o relatam dizem a verdade.
Eugenio Scalfari, jornalista e fundador do jornal italiano La Repubblica (IHU On-Line)– 06/09/2012

Fui acusado de ser um utópico, de querer eliminar o desprazer do mundo e defender apenas o prazer. Contudo, tenho declarado claramente que a educação tradicional torna as pessoas incapazes para o prazer encouraçando-as contra o desprazer. Prazer e alegria de viver são inconcebíveis sem luta, experiências dolorosas e embates desagradáveis consigo mesmo. A saúde psíquica não se caracteriza pela teoria do nirvana dos iogues e dos budistas, nem pela hedonismo dos epicuristas, nem pela renúncia monástica; caracteriza-se, isso sim, pela alternância entre a luta desprazerosa e a felicidade, o erro e a verdade, o desvio e a correção da rota, a raiva racional e o amor racional; em suma, estar plenamente vivo em todas as situações da vida. A capacidade de suportar o desprazer e a dor sem se tornar amargurado e sem se refugiar na rigidez, anda de mãos dadas com a capacidade de aceitar a felicidade e dar amor.
Wilhelm Reich (1897-1957), em seu livro “A função do orgasmo” (1942)

Atribuir à reclamada a obrigação de indenizar o reclamante pelas condições retratadas seria o mesmo que admitir que todos nós seríamos obrigados a indenizar uns aos outros, pelas situações que são próprias, inerentes ao contexto social, cultural e econômico em que vivemos.
Trecho de decisão do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão negando pagamento de indenização a trabalhador encontrado em “condição análoga ao da escravidão” em uma fazenda – 13/09/2012

O corolário da era da informação é a era da imagem, e nós vivemos numa era de política da imagem (...). Antes de lermos as plataformas de campanha (supondo que alguém efetivamente as leia), antes que ouçamos os discursos (supondo que alguém os leia), antes mesmo de ouvir frases de efeito (aquelas que não conseguimos evitar), vemos as pessoas que os emitem. E as julgamos. E esses juízos são baseados, na maioria das vezes, em suas roupas e em seu cabelo.
Vanessa Friedman (Financial Times) – Valor – 17/09/2012

Ser dependente significa ser pobre. Ser independente significa aceitar não enriquecer.
Provérbio atribuído a indígenas norte-americanos

De modo geral, os novos filantropos encaram investimentos sociais com o olhar do mundo dos negócios: 44% esperam retorno dos investimentos sociais em menos de dez anos. E 62,5% usam algum tipo de metodologia para medir o impacto.
Mariana Barbosa, sobre a pesquisa "Filantropia da Nova Geração", que acompanha a lista da revista americana "Forbes" com os 150 filantropos mais influentes do mundo, entre eles Warren Buffett e Bill Gates – Folha de de São Paulo – 19/09/2012

Há uma constatação que eu faço com frequência: não sei quem começou, se fomos nós ou se foram a literatura e o cinema, mas, em geral, no início das relações, a gente idealiza tanto o parceiro quanto o novo envolvimento afetivo ou sexual (as dificuldades da etapa seguinte ficam para a comédia, se não para a farsa). Consequência: o exórdio das relações aparece como um momento glorioso, cujo espírito se perderá, inelutavelmente, ao longo do tempo, consumido pela trivialidade do dia a dia e da convivência.
Contardo Calligaris – Folha de S. Paulo – 20/09/2012

Em geral, creio que alguns dos expoentes do chamado “marxismo paulista” tiveram no Brasil o mesmo papel que tiveram os “marxistas legais” na Rússia: leram O Capital para sustentar que deveríamos nos “modernizar”, desenvolver as forças produtivas, mas na prática fizeram da burguesia o ator desta modernização. Portanto, o itinerário de [Fernando Henrique] Cardoso não é um raio em dia de céu azul.

Quando ingressei no PT, me diziam que eu estava “à direita”, sobretudo porque acreditava, como acredito ainda hoje, que sem democracia não há socialismo. Hoje, dez anos depois, no interior do Partido, estou “à esquerda”. E sabe por quê? Porque também continuo convencido de que sem socialismo não há democracia.
Carlos Nelson Coutinho (1943-2012), em entrevista para o livro «De Ingenieros al Che. Ensayos sobre el marxismo argentino y latinoamericano», publicado em 2000

A social-democracia europeia demorou 150 anos para ir de uma posição revolucionária a uma posição de conciliação com o sistema. O PT fez esse movimento em menos de um ano.
Carlos Nelson Coutinho (1943-2012)

A decisão do semanário francês "Charlie Hebdo", de redobrar o ataque à intolerância do extremismo islamista, não foi defesa e afirmação do princípio da liberdade de imprensa. Foi provocação utilitária, com a qual os dirigentes e acionistas da publicação obtiveram, como poderiam esperar, resultado financeiro e promocional muito acima do seu histórico (a publicação esgotou em horas).
Janio de Freitas, sobre publicação de charges sobre Maomé, logo depois dos protestos contra filme americano que ofende o profeta muçulmano – Janio de Freitas – Folha de S. Paulo – 23/09/2012

Corte alemã decide que para ser católico é preciso pagar imposto.
Tribunal afirma que participação parcial na comunidade religiosa é tecnicamente impossível. Quem não pagar imposto religioso no país perde o direito a sacramentos como batismo e comunhão.
Título e subtítulo da publicação alemã Deutsche Welle – http://noticias.uol.com.br – 26/09/2012

O Facebook, o Second Life etc. recuperaram o “ideal comunitário”. Chegamos a uma sociedade que enfatiza a relação com o outro.
Michel Maffesoli, filósofo francês – Valor – 28/09/2012

Com sua agudeza habitual, Dom Pedro Casaldáliga, ao se referir ao absoluto, diz que “tudo é relativo, menos Deus e a fome”. O absoluto é Deus, e o coabsoluto são os pobres. Fazer teologia é, então, ajudar, a partir do pensar, para que Deus seja mais real na história e que os pobres – a fome – deixem de sê-lo.
Jon Sobrino, jesuíta salvadorenho, em entrevista para a IHU On-Line sobre os 40 anos da Teologia da Libertação – 29/09/2012

Um clichê (este verdadeiro) diz que o maior movimento de massa da história da humanidade ocorre todos os dias na zona leste de São Paulo: 3 milhões de pessoas (um Uruguai inteiro) vão para o centro de metrô pela manhã e voltam à noite, esmagados nos vagões da linha 3-vermelha do metrô
Evandro Spinelli – Folha de S. Paulo – 29/09/2012

Para mim não é um gasto, vejo isso como um investimento, uma grande escola.
Ratinho, apresentador do SBT, ao justificar os R$ 2 milhões para a campanha do filho – Folha de S. Paulo – 29/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário