sábado, 30 de outubro de 2010

Apanhadas em outubro de 2010

Em reunião na quarta-feira, representantes de igrejas sugeriram a Dilma que mencionasse Deus com mais frequência. Foi o que ela fez no dia seguinte, em sua última fala no debate.
Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo – 02/10/2010

Disseram que eu sou brincalhão, mas a piada nesta eleição são eles. Eu não fiz piada nenhuma. Pela primeira vez, um candidato disse ao povo brasileiro o que não podia ser dito, o que eles três não dizem sobre os verdadeiros problemas do país.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidato à presidência da república – O Globo, 02/10/2010

Pessoalmente, sou contra o aborto. Até porque seria muito estranho, no momento em que meu neto acabou de nascer, eu defender o aborto. O aborto é uma violência contra a mulher.
Dilma Rousseff (PT), candidata à presidência – http://noticias.terra.com.br  – 07/10/2010

Os fetos perdidos por abortos espontâneos não são batizados. A Igreja não exige isso. Também não são enterrados. Sua curta existência não é imortalizada numa sepultura - modo como quase todas as culturas humanas atestam a passagem de seus semelhantes pelo reino desse mundo. Os fetos não são incluídos em nenhum dos rituais, religiosos ou leigos, que registram a existência de mais uma vida humana entre os vivos.
(...)
Em mais de um debate público escutei o argumento de conservadores linha-dura, de que a mulher que faz sexo sem planejar filhos tem que agüentar as conseqüências. Eis a face cruel da criminalização do aborto: trata-se de fazer, do filho, o castigo da mãe pecadora.
Maria Rita Kehl – O Estado de S.Paulo – 18/09/2010

Como é que um jornal que anuncia estar sob censura, pode demitir alguém só porque a opinião da pessoa é diferente da sua?
Maria Rita Kehl, psicanalista, confirmando a sua demissão do jornal O Estado de S. Paulo – Terra Magazine – 07/10/2010

Questionado sobre o espaço que o PSOL terá no próximo governo, Plínio cravou: “Nada! Governo da direita mas nem pensar, nem passar perto. Nós vamos ser oposição. Não somos oposição a um governo, somos oposição a um sistema social.”
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), candidato à presidência da república – Folha de S. Paulo – 04/10/2010

Os mercados estão absolutamente tranqüilos
Fábio Barbosa, da Febraban, sobre o segundo turno entre Dilma e Serra – O Estado de S. Paulo – 05/10/2010

O Senado vai ficar animado ano que vem. Estarão, lado a lado, Collor, que sofreu impeachment, e Lindberg Farias, que liderou os caras-pintadas nas ruas para denunciar a corrupção do então presidente. Só que agora os dois são do PL (Partido de Lula).
Ancelmo Gois – O Globo – 06/10/2010

E Deus disse a Noé: Faça um backup que eu vou formatar!
Anônimo

O meio de comunicação que autorizar e publicar idéias racistas e discriminatórias será passível de sanções econômicas e de suspensão da licença de funcionamento, sujeito a regulamentação.
Artigo de lei proposta pelo presidente Evo Morales, aprovada pelo senado boliviano. Os donos da mídia empresarial do país alegam tratar-se de ataque à liberdade de expressão – Página/12 – 8/10/2010

Esse som vai para os irmãos e irmãs do MST: People of the sun!
Zack de la Rocha, vocalista da banda estadunidense Rage Against the Machine, em show no festival "Starts with U" (SWU), em Itu (SP) – 10/10/2010.

Não se fala em sustentabilidade sem se falar em reforma agrária, sem se falar em agricultura familiar. Fica uma coisa meio... assistencialista.
Fernando Anitelli, líder do grupo paulista O Teatro Mágico, em show no festival "Starts with U" (SWU), em Itu (SP) – 10/10/2010


Nos dias de festa, depois da Missa vespertina, os homens (...) costumavam jogar bola, que, embora de borracha, era tão leve e veloz que, uma vez que lhe era dado um chute, continuava dando voltas durante um bom tempo, sem parar, empurrada pelo próprio peso. Não jogam a bola com as mãos, como nós fazemos, mas sim com o pé, recebendo e passando a bola com grande precisão.
Padre José Manuel Peramás, espanhol que trabalhou em missões dos guaranis no Paraguai, no século 18 – Giampaolo Romanato em artigo para o L'Osservatore Romano sobre a prática do futebol entre os índios – 10/2010

O tiro pode sair pela culatra das lideranças conservadoras, porque grandes pastores conservadores desse país (e é quase redundante falar em pastor conservador) têm trazido a questão do aborto e da homossexualidade para o debate das eleições e, se a nova geração se acostuma a discutir isso, vai também querer discutir outras coisas. Se entrar na moda, isto é, discutir todas as questões nacionais, isso vai ser muito bom, mas vai fazer com que as lideranças conversadoras percam o trem da história.
Gedeon Freire de Alencar, sociólogo e presbítero da Igreja Assembleia de Deus, em entrevista à IHU On-Line – http://www.ihu.unisinos.br – 14/10/2010

Pesquisadores da Universidade John F. Kennedy, nos EUA, entrevistaram 234 pessoas e concluíram que quem se considera de direita dorme mais tempo e mais profundamente do que as pessoas de esquerda - que têm o sono mais agitado e sonhos mais bizarros (a maior parte deles envolvendo mortos-vivos e relações sexuais).
Thiago Perin, para a coluna Ciência Maluca da revista Superinteressante – setembro de 2010

Não coma nada que sua avó não reconhecesse como comida; Evite alimentos anunciados na TV; Não coma cereais matinais que mudem a cor do leite; Evite produtos com mais de cinco ingredientes; Só coma à mesa; Não é comida se entrou pela janela de seu carro.
Michael Pollan no livro "Regras da Comida - Um Manual da Sabedoria Alimentar" – Folha de São Paulo – 17/10/2010

Esta mudança é necessária. Nosso povo foi prejudicado durante anos. O tipo de trabalho que a maioria da população realiza é muito pesado. A diminuição da idade de reforma para os mineiros deve ser maior, para os 56 anos, e para os que vão ao fundo das minas deve diminuir para os 51 anos.
Evo Morales, presidente da Bolívia, ao propor projeto-de-lei que reduz a idade mínima para a aposentadoria de 65 para 58 anos para os homens e de 62 para 56 anos para as mulheres – 22/10/2010 - www.pcb.org.br

Nenhum dos populares fóruns de discussão na internet chinesa (a maior do mundo, com 400 milhões de usuários) teve permissão para discutir o Nobel. Canais estrangeiros como a CNN e a BBC saíram do ar quando falavam do prêmio. A operação chegou até aos celulares: mensagens com as palavras "Nobel" ou "Xiaobo" não foram transmitidas.
Fabiano Maisonnave, sobre a premiação de Liu Xiaobo, dissidente político chinês, com o Prêmio Nobel da Paz – Folha de São Paulo – 24/10/2010

A campanha de reeleição da governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT) conseguiu colocar do mesmo lado o MST e Almir Gabriel, governador à época do massacre de Eldorado do Carajás (PA), em 1996, quando 19 integrantes do movimento sem-terra foram mortos por policiais militares.
João Carlos Magalhães, em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo – 30/10/2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lida de setembro de 2010

Com 96% de aprovação popular, mais gente acredita em Lula do que em Deus. Só uns 7 % dos brasileiros são ateus, segundo o IBGE. Com a margem de erro, humano, há um empate técnico entre o cara e O Cara de todos os caras. Como dizia o companheiro Bush, quem não está com ele, está contra ele.
Nélson Motta, jornalista – O Globo – 03/09/2010

Em dezembro de 2009, o czar antidrogas da ONU, Antonio Maria Costa, deu uma entrevista ao Observer em que admitia que o sistema de compensações entre os maiores bancos do mundo foi socorrido pelo dinheiro das drogas durante a crise. Ele está falando de US$ 300 bilhões por ano.
Walter Maierovitch, em entrevista ao Estado de S.Paulo –13/06/2010

Foram colocados em uma jaula de ferro destinada a transporte de onça. Apertados no interior da jaula de ferro por longo período, alguns índios não resistiram e passaram a urinar naquele local. Em razão disso e sob a justificativa de limpar a sujeira e afastar o odor de urina, os militares despejaram baldes de água sobre os índios.
Silvio Pettengill Neto, procurador do Ministério Público, que investiga denúncias de tortura contra indígenas por soldados do 3º Pelotão Especial de Fronteira do Exército, no Amazonas – IstoÉ – 03/09/2010

Porque há uma lei como a gravidade, o universo pode e vai criar-se a partir do nada. A criação espontânea é a razão pela qual existe algo ao invés de nada, pela qual o universo existe, pela qual nós existimos. Não é necessário invocar Deus para acender o pavio e dar início ao universo.
Stephen Hawking, cientista britânico, em trecho de seu novo livro The Grand Design, divulgado pelo The Times – 02/09/2010

A ciência desarticula as coisas para ver como funcionam. A religião as junta para ver o que significam. São duas empresas intelectuais diferentes. Ocupam inclusive diferentes hemisférios do cérebro.
Jonathan Sacks, Rabino Chefe da Inglaterra, sobre as afirmações de Stephen Hawking - The Times – 03/09/2010

Vejo nesse momento a reafirmação pública da condenação da ordenação das mulheres colocada no mesmo texto das penalidades aos pedófilos clérigos, incluindo-se os que detêm patentes clericais, uma questão de ordem ética gravíssima.
Ivone Gebara, escritora, filósofa e teóloga, sobre relação de delitos de clérigos publicada pelo Vaticano em abril de 2010 –Adital – 03/09/2010

Agora eu quero é ver como é que a Justiça vai se comportar. Porque é uma filha de um candidato a presidente, não é a filha de um caseiro, de um trabalhador qualquer. Agora eu quero ver se eles vão apressar.
Francenildo Costa, vítima de quebra de sigilo fiscal em 2006, referindo-se a seu pedido de indenização na Justiça, que ainda aguarda decisão de primeira instância – Folha de São Paulo – 06/09/2010

A ciência nunca trará provas sobre a existência ou não de Deus. Enquanto isso, o que parece bem encaminhado é o desígnio de Hawking: vender muitos livros.
Jorge Wagensberg, físico, em relação a afirmação de Hawking de que Deus não existe, em seu novo livro The Grand Design – El País – 05/09/2010

Por que um avião deve ter dois pilotos? Basta um só. Vamos acabar com o co-piloto e deixemos que aquele computador de bordo pilote o avião. E se caso o único piloto a bordo tiver um mal estar, não haveria problemas, porque uma aeromoça poderia assumir o comando. Nos nossos voos, pelo menos, uma assistente de voo seria treinada sobre como aterrissar um avião.
Michael O'Leary, presidente da Ryanair, a maior companhia área de baixo custo da Europa –Bloomberg – 06/09/2010

Junto com a televisão, o futebol é a solução suprema para aquele dilema secular dos nossos líderes políticos: o que devemos fazer com os eleitores quando não estão trabalhando?
Terry Eagleton, marxista inglês – The Guardian – 15/06/2010

Já não há mais somente uma mãe
Manchete de jornal argentino anunciando a primeira vez em que um recém nascido foi registrado como filho de duas mulheres – Página/12 – 09/09/2010

Nos Estados Unidos é possível comprar um escravo doméstico por uns US$ 6 a 7 mil. Na Índia, são necessários míseros US$ 30. Ou nem isso. Em lugar de grandes somas para comprar um escravo, é só dizer para o pobre coitado: "Suas crianças estão famintas, você não tem emprego, aqui não há esperança para você. Pula já neste caminhão e vem comigo".
Kevin Bales, sociólogo americano, fundador da organização Free the Slaves – O Estado de S. Paulo – 12/09/2010

É papel do homem fazer a mulher chegar primeiro ao orgasmo. Elas, porém, devem raspar pelos pubianos, para que fiquem atraentes. Homossexuais são aceitos.
Orientações sobre sexualidade em regiões onde o islamismo dominava, por volta do ano 600, segundo Peter Stearns, autor de “História da Sexualidade" – Ricardo Miotto – Folha de S. Paulo – 12/09/2010

O autor (...) faz uma classificação dos peidos de acordo com sua musicalidade: peidos mudos, peidos plenivocais. E fala dos peidos ditongos, dos peidos femininos e dos peidos de pedreiro. Defende o flato como um instrumento civilizatório, educativo mesmo, capaz de colocar em seu lugar os inoportunos e os chatos: "Em um jantar, no salão, um peido no momento certo interrompe uma tagarelice".
Moacir Scliar, sobre o livro "A Arte de Peidar" de Pierre-Thomas-Nicolas Hurtaut (1751) – Folha de São Paulo – 12/09/2010

Uma vez, quando fui preso, estava fazendo um tratamento de canal. Quando foi um dia, entupiu o canal e a boca ficou inchada e começou a doer. Isso era quase meia-noite. Pedi para o carcereiro ligar para Tuma. Às 1h da manhã, o Tuma trouxe um dentista para cuidar do meu canal.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república, em depoimento antigo, exibido no programa de televisão do senador Romeu Tuma (PTB), candidato à reeleição – setembro de 2010

Excelência, a gente não tem mais espaço na rua. Por que não arranjam um prédio e verticalizam logo a cracolândia. Mete a gente lá e deixa rolar o nosso suicídio coletivo.
Jovem com o rosto coberto pela camisa, na cracolândia de São Paulo, falando com Eduardo Suplicy, senador – PT – Folha de S. Paulo – 18/09/2010

Não compre esse capitalista. O pobre ar-condicionado não tem culpa. É produto do trabalho do homem que transformaram em mercadoria.
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, em campanha publicitária pela venda de produtos “socialistas”, produzidos na China – Isto É – 18/09/2010

A Globo procura gays dispostos a participar de um game show da segunda temporada do programa "Amor & Sexo". A emissora exige que os nove homossexuais sejam bastante afeminados e bonitos. O gay vencedor do quadro deverá levar um carro. Comandado por Fernanda Lima, o "Amor & Sexo" foi bem no Ibope em 2009 e tem previsão de estreia para dezembro.
Folha.com – 17/09/2010

Eu era visto como comedor de capitalismo. Hoje, posso dizer que deixarei o governo depois de ter participado do momento mais auspicioso do capitalismo mundial.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república, comemorando a oferta pública de ações da Petrobras, considerada a maior do mundo – Estado de São Paulo – 25/9/2010


Optamos por não declarar apoio a ninguém no primeiro turno. Apoiar o Plínio seria uma postura mais militante. A direção tomar uma posição de apoio o Plínio ao mesmo tempo em que a base ficasse do lado da Dilma criaria uma situação difícil. É complicado. Estou sendo muito honesto aqui.
Gilmar Mauro, dirigente do MST – Correio da Cidadania – 09/2010