domingo, 4 de dezembro de 2011

Surpreendidas em Novembro de 2011

Vivemos 21 anos de ditadura militar (1964-1985). E a transição para a democracia não está completa. Tivemos avanços nos direitos políticos, mas o mesmo não ocorreu nos direitos econômicos e sociais. A estrutura da polícia é muito vinculada a uma herança da ditadura. Os batalhões de polícia parecem quartéis. O Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Rio de Janeiro, realiza seus treinamentos em uma favela-cenário. Mas os crimes não se concentram nas favelas. Menos de 1% dos moradores de qualquer favela do Rio tem envolvimento com o crime. Por que toda a lógica de repressão é voltada para a favela? Na verdade, não se combate o crime, se combate a favela.
(...)
Temos 16 UPPs instaladas num universo de mil favelas. Nenhuma área controlada por milícia tem UPP, com exceção de Ubatan - onde os jornalistas do jornal O Dia foram barbaramente torturados. Portanto, essa região tem um potencial simbólico. As UPPs estão em áreas estratégicas de grandes investimentos do capital privado. Todas as favelas próximas a hotéis e a praias da zona Sul têm uma UPP. Não é um projeto de policiamento e não atende às favelas mais violentas. É um projeto de cidade.
Marcelo Freixo, deputado estadual (PSOL-RJ), pouco antes de sair do País devido às crescentes ameaças contra sua vida por parte de milícias que atuam na capital fluminense - Jornal do Comércio – 30/05/2011

Tem gente que diz: “Deem aos consumidores o que eles querem”. (...) Acho que Henry Ford disse certa vez: “Se eu perguntasse aos consumidores o que eles queriam, teriam dito: um cavalo mais rápido”.
Steven Jobs, citado por Elio Gaspari – Folha de S. Paulo – 30/10/2011

Com uma população quase oito vezes menor que a dos Estados Unidos, o Estado de São Paulo registrou 6,3% mais mortes cometidas por policiais militares do que todo os EUA em cinco anos, levando em conta todas as forças policiais daquele país.
Luciana Sarmento, do R7 – 07/06/2011

Passamos meses ansiosos esperando a chegada da UPP. A gente queria tudo que o Santa Marta estava vivendo: o teleférico, a geladeira e a paz. E quando ela chegou, deixamos de ser uma população matável para ser humilhável e espancável. A gente é revistado a cada quarteirão. Mandam colocar os braços no muro e abrir as pernas.
Mônica Francisco, líder comunitária do Borel, morro da Tijuca, Zona Norte do Rio - Valor, 25/11/2010

Mesmo admitindo a hipótese otimista de o Congresso rejeitar todas as mudanças indesejáveis [do Código Florestal] (...) mudará o quadro, lembrando que o Ministério do Meio Ambiente (e, por decorrência, o Ibama) tem apenas cerca de 0,5% do Orçamento da União? Não esquecendo que o Ibama só tem conseguido receber cerca de 1% das multas que aplica a desmatadores.
Washington Novaes – O Estado de S. Paulo – 04/11/2011


Na verdade, os manifestantes podem ter errado para menos em sua conta. Pesquisa anterior, cujos resultados só se estendiam até 2005, constatou que quase dois terços dos avanços de renda entre o 1% mais rico beneficiavam o 0,1% mais rico - o milésimo mais rico dos norte-americanos, cuja renda real subiu mais de 400% entre 1979 e 2005.
Paul Krugman, sobre o movimento 99%, que ocupa Wall Street – Folha de S. Paulo – 05/11/2011

A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino. Por isso, só nos resta garantir a esse órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade
Helion Povoa, especialista em nutrição e bioquímica, autor de “O Cérebro Desconhecido” – Zero Hora – 05/11/2011

O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa. Sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o Rei da Inglaterra não pode nela entrar.
Lorde Chatham, Primeiro Ministro da Inglaterra em discurso feito no Parlamento britânico no século 18

Agora aqui é assim, entram na sua casa, sem mandado, te tratam como animal, fazem uma zona na sua casa e ainda roubam seu dinheiro. Essa é a realidade da UPP que não aparece na TV. Se isso é paz, eu realmente não sei mais o significado das palavras.
Mário dos Santos Bragança, garçom, morador do morro da Providência –
jornal A Nova Democracia – no 65 – Maio de 2010

Lançado comercialmente no início da década de 1980, ele [o celular] alcançou o primeiro bilhão em 2001. O segundo bilhão, em 2004. O terceiro, em 2006. O quarto, em 2008. O quinto, em 2010. E, no final deste ano, serão 6 bilhões. Em 2018, o mundo deverá ter mais celulares do que habitantes. (...) É triste lembrar, contudo, que 1 bilhão de usuários do celular ainda não usam escova de dentes, segundo as Nações Unidas.
Ethevaldo Siqueira – O Estado de S. Paulo – 06/11/2011

Dos cinco ministros que caíram sob suspeitas, por exemplo, dois voltaram tranquilamente para seus gabinetes no Congresso, e os demais, às suas atividades profissionais ou empresariais, enquanto [Marcelo] Freixo tem de se esconder e fugir para sobreviver.
Eliane Cantanhêde – Folha de S. Paulo – 06/11/2011

Quando o sistema força pessoas comuns a se tornarem revolucionárias, você sabe que não está mais no Fim da História. Você está bem no seu limiar.
Jérome E. Roos, sobre a ocupação de praças e ruas na Europa e Estados Unidos – http://roarmag.org – 23/10/2011

Tinha prometido não falar mais do Pelé. Pelé fala tanta merda... Pelé não tem porra de consciência do que está acontecendo no país
Romário, deputado federal (PSB-RJ) – Folha de S. Paulo – 12/11/2011

Vai na farmácia, compra um lubrificante e dá glória a Deus por ter um peru só para você em casa. Tem que dar valor.
Sarah Sheeva, filha de Pepeu Gomes e Baby Consuelo, pastora da Igreja Celular Internacional defendendo a abstinência sexual antes do casamento para suas fiéis – Folha de S. Paulo – 12/11/2011

Enquanto se puser em prática a concepção do trabalhador assalariado que não decide sobre as projeções econômicas e não participa da distribuição dos resultados econômicos, o que existirá será um capitalismo de Estado. Para que haja o socialismo, é imprescindível implementar os conceitos mais amplos de democratização e socialização, estabelecendo o conceito de trabalhador associado imaginado por Karl Marx e não o de um assalariado que deve apenas cumprir as orientações de cima, conceito próprio do stalinismo.
Félix Sautié Mederos, filósofo, economista e fundador do Partido Comunista Cubano, sobre a situação em Cuba – O Estado de S. Paulo – 13/11/2011

Meu ídolo é o Lula. Adoro o Lula. Ele foi quem combateu o crime com mais sucesso. Por causa do PAC da Rocinha, cinquenta dos meus homens saíram do tráfico para trabalhar nas obras. Sabe quantos voltaram para o crime? Nenhum. Porque viram que tinham trabalho e futuro na construção civil
Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha – Época – 11/11/2011

Agora, o governo do estado invadirá a Rocinha com uma bem arquitetada ação social. A partir de hoje, os milhares de moradores da maior favela da América Latina contarão com postos para emissão de documentos (...), de saúde e do sistema nacional de emprego. Até os cães do morro serão vacinados.
Jornal do Brasil, em matéria sobre ocupação da favela por forças policiais – 02/06/1988

A praça egípcia Tahrir, onde se concentrou sem repressão o protesto pacífico que fez Mubarak renunciar, recebeu da imprensa americana o duplo batismo de praça da Liberdade e praça da Democracia. Por determinação do prefeito de Nova York, a polícia americana, com sua conhecida violência, arrancou da praça Zucotti a concentração do Ocupe Wall Street, protesto pacífico contra o domínio antissocial do setor financeiro. Que nome simbólico deveria ter a praça Zucotti?
Jânio de Freitas – Folha de S. Paulo – 17/11/2011

Alguns senadores o criticam [o Coliseu], dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.
(...)
Pior será a arena de Manaus: terá 47 mil lugares e, no campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971.
"Carta atualizada do Imperador Vespasiano para seu filho Tito". Texto de autoria desconhecida sobre a construcao de estádios para a Copa do Mundo – novembro de 2011

Uma Florianópolis. Quase meio milhão de pessoas. Esse é o tamanho da população que ainda vive em acampamentos provisórios no Haiti.
Carolina Montenegro em reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo – 19/11/2011

Embora não tenha participado da tensa discussão que antecedeu a cerimônia de sanção da Comissão da Verdade, o ex-guerrilheiro José Genoino foi o principal operador da ideia de impedir que familiares de torturados discursassem no evento de ontem.
Renata Lo Prete – Folha de S. Paulo – 19/11/2011

Em contrapartida à redistribuição dos royalties do petróleo, o Rio vai propor a partilha federal da mancha de óleo que vaza loucamente de um poço operado pela Chevron na Bacia de Campos. Dá, mais ou menos, 1 mil barris por dia para cada Estado. Capaz até de dar praia em Minas Gerais!
Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo – 19/11/2011