quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Descobertas em Outubro de 2011

Esse procedimento é deseducativo e demonstra a desmobilização da categoria. As razões da greve existem, são reais, mas essa prática mostra um descolamento do sindicato da sua base. É a chegada do neoliberalismo ao movimento sindical. Tudo se terceiriza, tudo se compra e se paga, até a militância.
Olívio Dutra, ex-governador e presidente do sindicato dos bancários nos anos 70, criticando a contratação de pessoas para distribuir material em porta de banco, na mobilização da greve da categoria – Zero Hora – 01/10/2011

Evo, pare de nos chamar de irmãos
Cartaz de universitários de Cochabamba, Bolívia, durante os protestos contra a construção de estrada que cruza um território indígena – Estado de S. Paulo – 02/10/2011

Quando alguém se queixa de que a vida não tem sentido, o problema não é ajudá-lo a encontrar o tal sentido da vida, mas ajudá-lo a descobrir que a vida se justifica por si só, que ela pode ser seu próprio sentido.
Contardo Calligaris – Folha de S. Paulo – 06/10/2011

Cansei do controle da religião neste país. É um ciclo perigoso: os religiosos se fortalecem politicamente e impõem mais e mais a religião sobre nós. Até o calendário e o horário de verão são impostos pelos religiosos.
Yoram Kaniuk, escritor israelense, ao ganhar na Justiça o direito de retirar o judaísmo como religião de sua carteira de identidade – Folha de S. Paulo – 06/10/2011

O ano de 2011 vai entrar para a história como mais um ano perdido para a Reforma Agrária. A lentidão para o assentamento das famílias acampadas e para a execução de políticas para fortalecer os assentamentos é uma vergonha para um governo que tem como meta acabar com a pobreza no Brasil.
Marina Santos, da coordenação nacional dos Movimento dos Sem-Terra (MST) -  O Estado de S.Paulo – 07/10/2011

Pilantra, vagabundo, sem-vergonha, devia estar atrás da grade de noite e de dia trabalhar, e quando não trabalhasse de acordo, o chicote, que nem antigamente, voltar.
Reditário Cassol (PP-RO), senador, ao defender a volta das chibatadas como punição legal – O Globo – 07/10/2011

Como o prefeito de Chicago Harold Washington disse uma vez sobre o ex-prefeito corrupto Daley, “Não estou contente por ele estar morto, mas estou feliz porque ele se foi.” Ninguém merece morrer - nem Jobs, nem Sr. Bill (Gates), nem mesmo as pessoas culpadas por males maiores que os deles. Mas todos nós merecemos o fim da influência maligna de Jobs na computação pessoal.
Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation, em seu blog – 07/10/2011

Os republicanos acharam que levariam a democracia para o mundo árabe invadindo o Iraque. A ironia é que foi o mundo árabe que nos deu uma lição de democracia e, posso garantir, estamos aprendendo rápido.
Brandon Klein, um das centenas de jovens acampados em Wall Street – Valor – 07/10/2011

Não fui aderir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pelo contrário, ele foi à minha casa pedir o meu apoio. Da mesma forma, não fui aderir ao ex-presidente Lula. Ele foi à minha casa pedir o meu apoio. Portanto, acho injusto quando dizem que estou apoiando todos os governos. Solicitado a colaborar, não tenho me furtado a fazê-lo.
José Sarney, presidente do Senado – PMDB (AP) – Zero Hora – 10/10/2011

Esta só pode ser piada pronta: "Nobel de Economia vai pra dois americanos". Devem ser os dois que ainda não quebraram. Ou que ainda não foram descobertos! Casa de ferreiro, espeto de pau! Eu acho que o prêmio foi concedido antes de o galo virar canja!
José Simão – Folha de S. Paulo – 12/10/2011

Quinze dos 33 estão desempregados. Alguns sofrem de silicose, uma doença causada pela inalação de poeira de sílica, outros têm diabetes ou continuam traumatizados. "Tiveram poucos dias de fama e hoje tudo voltou ao cinza de sempre. Outro dia li uma entrevista de Edison Peña, o mineiro maratonista, falando de uma clínica de desintoxicação. Ele reconheceu que a única coisa que fez logo depois de sair da mina foi beber”.
Carlos Vergara, autor do livro “Operação San Lorenzo”, sobre o resgate dos mineiros chilenos em San José, Chile, há um ano – Diego Zúñiga – Deutsche Welle –
IHU On-Line – 13/10/2011

Dentre as 132 áreas testadas, 22 estavam acima de 37 mil bequeréis por metro quadrado, o nível registrado nas zonas contaminadas em Chernobyl.
Hiroko Tabuchi, sobre níveis de radiação verificados em Tóquio, a 250 km de Fukushima –  UOL – 15/10/2011

Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, [Aldo Rebelo] votou com o sinistro fascista Jair Bolsonaro contra o projeto da Deputada Luiza Erundina, que defendia a revisão da Lei da Anistia, de forma que fossem julgados os militares que torturaram e assassinaram militantes que lutaram contra a ditadura, inclusive dezenas de valorosos ex-membros de seu próprio partido.
Nota Política do PCB – outubro de 2011

O torcedor não é trouxa. Falta coração aos jogadores de hoje. Mas como censurá-los por desejar um naco da indústria que lucra até nas etapas em que o aspecto técnico deveria prevalecer, caso de convocações e escolhas de amistosos?
Melchiades Filho – Folha de S. Paulo – 17/10/2011

Doe, que diabo! (Donnez, que diable!)
Slogan da diocese de Nancy, França, em campanha para atrair doações de fiéis católicos – Valor – 14/10/2011

Nós nos sentimos ligados aos valores cristãos. Os que não aceitam isso não têm lugar aqui.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha, sobre a crescente presença muçulmana no país – Valor – 14/10/2011

Em nossas democracias, nos preocupávamos com a identidade de quem estava chegando e não suficientemente com a do país. Se alguém vem à França, tem de aceitar participação em uma só comunidade.
Nicolas Sarkozy, presidente da França, país com maior presença muçulmana na Europa – Valor – 14/10/2011

Eu digo mesmo: se dependesse de mim, eles ficavam lá em São Gonçalo. Ainda propus ao supermercado construir um mercado lá. (...) Até camelô eu devolvo pra lá...
Wolney Trindade, Secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, sobre grande afluxo de público ao centro da cidade, atraído por promoção em um supermercado – Rádio Globo – 19/10/2011

Vivo a vida de príncipe há 15 anos. Dois motoristas, assessores, celular, assessoria jurídica, gabinete com ar condicionado... Inclusive até postei assim [no facebook]: engenheiros que são formados por Harvard, Yale, Michigan não desfrutam disso que eu desfruto. É muita honra que o povo me dá. Eu sou eternamente agradecido.
Rodson Lima (PP), vereador de Taubaté (SP), em entrevista à TV Sergipe – 21/10/2011

Eles [os banqueiros] deveriam ser mais humildes (...). Quatro milhões e meio de empregos na área industrial foram perdidos nos Estados Unidos desde 2000, e uma geração inteira de recém-graduados encara agora a mais alta mobilidade descendente na história do país. Desde 1987, afro-americanos perderam mais da metade de seu patrimônio líquido; os latinos, inacreditáveis dois terços. Arruinar o sonho americano e as pessoas comuns será extremamente prejudicial para vocês. Ou, como [o personagem] “Nada” explica aos agressores imprudentes no excelente filme [“Eles vivem”] de John Carpenter: “Vim aqui para mascar chiclete e quebrar tudo… e meus chicletes acabaram.”
Mike Davis, autor de “Planeta Favela”, sobre o movimento Occupy Wall Street (tradução: Rogério Bettoni) – portal Editora Boitempo – 21/10/2011

Os homicídios caíram 28%, no Rio, e o número de vítimas em situações violentas, porém “indeterminadas”, subiu 116%.
Elio Gaspari – Folha de S. Paulo – 23/-10/2011

[Esta]...massa impura e formidável de dois milhões de negros subitamente investidos das prerrogativas constitucionais (...) fazendo descer o nível da nacionalidade na mesma proporção da mescla operada.
Júlio de Mesquita, criador do jornal O Estado de S.Paulo e um dos fundadores da USP, referindo-se aos escravos libertos pela Lei Àurea no livro “A Crise Nacional: Reflexões em torno de uma data” (1929)

A população certamente não vai aceitar de bom grado essas medidas [de austeridade] e vai tentar fazer pressão. Vamos ver como vão reagir as forças de segurança quando tentarem utilizá-las para fazer a repressão. Depois espero que os militares tenham a vontade e a força suficiente para, como se passou no Egito, dizer não à repressão.
Vasco Lourenço, coronel e um dos capitães que liderou a Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974, derrubando a ditadura fascista – Rádio TSF – 22/10/2011

Não queremos uma estrada para levar mendigos às cidades para pedir esmola, para abrir espaço para caminhões de alta tonelagem. Não estamos acostumados com isso. Vivemos da pesca, da caça, da coleta de frutas. E, quando isso ocorrer [a estrada], haverá devastação da terra, desmatamento, pirataria e uma zona muito perigosa de plantio de coca vai se expandir. Vocês brasileiros se queixam muito da cocaína que vem da Bolívia, mas isso é contraditório, porque querem seguir abrindo caminho para que a droga continue sendo produzida com maior facilidade.
Adolfo Chávez, presidente da Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia, sobre rodovia financiada por capital brasileiro que ameaça atravessar território indígena – Valor – 26/10/2011

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
Machado de Assis (1839-1909)