quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lidas em Maio de 2011

Eu fui o primeiro grande caso de inquisição deste Papa. Ele nunca me concedeu a oportunidade de defender pessoalmente diante dele as minhas posições teológicas, razão pela qual, antes do Natal de 1979, da noite para o dia, me foi retirada a autorização eclesiástica de ensino. E era então sabido que o Papa Wojtyla não lera nenhum único dos meus livros. Mas, condená-los ele soube. Nisso você vê que este Papa era intolerante e indisposto para o diálogo.
Hans Küng, teólogo suíço contrário à beatificação de João Paulo II, em entrevista ao suíço jornal Frankfurter Runschau – 29/04/2011. Tradução: Benno Dischinger
IHU On-Line - 30/04/2011


A pressão das classes operárias age do mesmo modo que a da concorrência. O empresário não gosta de nenhuma delas [...] Mas ambas são um incentivo para o aperfeiçoamento e o progresso. Ai de quem as suprime! Ai de quem acede a todos os pedidos de protecção que procuram eliminar a concorrência! Ai de quem favorece as tendências de reacção política que visam livrar-se da pressão dos sindicatos!
Senador Luigi Albertini, diretor de jornal “Il Corriere della Sera”, em artigo publicado por seu jornal, em julho de 1923, contra o esmagamento do movimento sindical promovido pelos fascistas. Citado por João Bernardo em “
A viagem do Brasil da periferia para o centro

Se o Código Florestal do Aldo Rebelo valesse nos anos 70, os companheiros dele nem sequer teriam ido ao Araguaia, porque não haveria mais mata onde se esconderem.
Fernando Marroni, deputado federal (PT-RS), sobre o deputado do PCdoB - Folha de S. Paulo – 03/05/2011

Eu sei que tem gente que tem preconceito contra mim. Mas eu desafiaria qualquer um de vocês: eu duvido que algum empresário já ganhou mais dinheiro nesse país do que no meu mandato. Duvido que os bancos já tiveram mais lucro nesse país do que no meu mandato.
Lula, ex-presidente da República, falando a empresários na Casa Fasano, em São Paulo – Valor – 06/05/2011

Você incrementou o ódio e traiu os princípios assumidos na campanha eleitoral frente ao teu povo, como terminar com as guerras no Afeganistão e no Iraque e fechar as prisões em Guantánamo e Abu Graib, no Iraque. Não fez nada disso. Pelo contrário, decidiu começar outra guerra contra a Líbia, apoiada pela OTAN e por uma vergonhosa resolução das Nações Unidas.

Adolfo Pérez Esquivel, dirigindo-se ao presidente Obama em carta na qual se diz decepcionado com seu colega de Nobel da Paz, 05/05/2011

O terrorismo deu a reeleição a Bush e é arma de Obama para a reeleição. Que interessantes são as eleições chamadas democráticas.

Jânio de Freitas – Folha de S. Paulo – 10/05/2011

O fato de a homossexualidade já estar na rua, na televisão, mas não na escola ou no livro didático, acaba levando ao bullying.

Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação - O Estado de S. Paulo, 12/05/2011

Você fala: "Caramba, estou tratando meu filho como negócio". Claro. O Neymar até certo ponto é meu filho. Mas a partir do momento em que ele sai de casa, é meu negócio. É nosso trabalho.

Neymar da Silva Santos, pai e empresário do jogador santista - Folha de S. Paulo – 12/05/2011

Não somos nós que adestramos os cachorros, são eles que nos adestram. E o que eles nos ensinaram, ou melhor, o que eles nos inculcaram em mais de 30 mil anos de olhares adoradores e de abanos de rabos frenéticos é o amor desinteressado.

Cristina Nadotti, em reportagem sobre Jeffrey Moussaieff Masson, autor do livro “I cani non mentono sull'amore” (Os cães não mentem sobre o amor) – La Repubblica – 11/05/2011

Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. E é natural, porque só podemos julgar da verdade e da razão de ser das coisas pelo exemplo e pela idéia dos usos e costumes do país em que vivemos.

Michel de Montaigne (1533-1592) sobre os povos encontrados na América, em seu livro “Ensaios”, de 1580.

Acabando de comer, nosso amigo se recosta para fumar, hábito implantado pelos índios americanos e que consome uma planta originária do Brasil (...). Enquanto fuma, lê notícias do dia, impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo criado na Alemanha. Ao inteirar-se das narrativas dos problemas estrangeiros, se for bom cidadão conservador, agradecerá a uma divindade hebraica, numa língua indo-européia, o fato de ser 100% americano.

Ralph Linton (1893-1953), antropólogo, no livro “O homem: uma introdução à antropologia”

Há familias tradicionais; famílias só com mãe e filhos (monoparental); 80 mil famílias sobrevivendo debaixo da lona preta em acampamentos clamando por reforma agrária; milhares de famílias que sobrevivem apertadas em um único quarto de cortiço; milhões de famílias arrochadas em barracos nas favelas; famílias só “marido e mulher” sem filhos etc. Por que não pode haver também famílias homossexuais? Por moralismo?
Frei Gilvander Moreira, sobre a decisão do STF que reconheceu juridicamente a União Civil Homoafetiva –O Globo – 13/05/2011

Mesmo depois de ter chegado à presidência, em 2002, Lula não conseguiu assumi-la de fato antes que o episódio do mensalão, em 2005, tivesse afastado figuras históricas do PT, deixando-lhe o caminho livre para moldar o governo à sua maneira e feição. Foi apenas após o mensalão que Lula realizou de fato o pacto com o peemedebismo.

Marcos Nobre, professor de filosofia na Unicamp – Folha de S. Paulo – 15/05/2011

O conhecimento é nossa substância simbólica e pertence a todos, não pode ser de grupos privados. Outro dia, um grupo de estudantes me pediu originais de um livro meu para "pirateá-lo" entre os colegas. Atendi imediatamente.
Slavoj Zizek
, filósofo esloveno – Folha de S. Paulo – 15/05/2011

A BP tem provado ser uma das melhores empresas em segurança operacional em águas profundas.

Haroldo Lima (PCdoB), presidente da Agência Nacional de Petróleo, defendendo parceria com a British Petrolium para exploração do pré-sal. A empresa é dona da plataforma que derramou 4 milhões de barris de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010 – JBWiki/Wladmir Coelho – 14/04/2011

Todo homem é mortal. Eu sou homem. Logo, tchau.

Luis Fernando Verissimo, dando um exemplo de silogismo – O Globo – 15/05/2011

A razão é a inteligência em exercício. A imaginação é a inteligência em ereção.

Victor Hugo (1802 - 1885), escritor e poeta francês

Desde que o Google também foi instalado nos nossos smartphones, a sugestão de não aceitar doces de estranhos torna-se substancialmente impraticável, e não por falta de doces, mas sim de estranhos. (...)
No Facebook, pode acontecer que recebamos uma mensagem que nos informa que, há 15 dias, não escrevemos a um nosso amigo querido, que nós sabemos que morreu, de forma que a mensagem parece vir do além, como o voz de César que assombra Brutus em Filipos.
Maurizio Ferraris, professor da Università degli Studi di Torino, em artigo publicada no jornal La Repubblica, 19/05/2011 -
IHU On-Line

O país está uma merda, e a culpa é de quem? Governantes ou usuários?

Twitado em #MarchaDaMaconha

Pessoalmente, confio plenamente na integridade do ministro Palocci.

Paulo Maluf, deputado federal (PP/SP) – O Estado de S. Paulo – 23/05/211

A recuperação económica é forte e tornou-se auto-sustentável

Comunicado do G8 lançado durante reunião em Deauville, França em 27 e 27/05/2011

Grécia avisa que pode entrar em falência já em Junho. Agências de rating fecham o cerco e colocam Bélgica, Itália e Espanha no radar.
Carlos Ferreira Madeira, em matéria no site
http://www.ionline.pt – 25/05/ 2011

Sim, investiria na indústria petrolífera, na Petrobras. Investiria algum dinheiro nisso porque vocês são novos, a presidente é muito agressiva e inteligente, do jeito que um capitalista deve ser. Por isso estão indo bem.
Gene Simons, integrante da banda Kiss, peguntado se já pensou em investir seu dinheiro no Brasil, em entrevista a
Barbara Gancia – Folha de S. Paulo - 29/05/2011

Piratas do mundo, uni-vos e pirateiem tudo que escrevi! A época jurássica, em que uma ideia tinha dono, desapareceu para sempre. Primeiro, porque tudo que o mundo faz é reciclar os mesmos quatro temas: uma história de amor a dois, um triângulo amoroso, a luta pelo poder e a narração de uma viagem. Segundo, porque quem escreve deseja ser lido -em um jornal, em um blog, em um panfleto, em um muro.

Paulo Coelho, escritor e compositor – Folha de S. Paulo – 29/05/2011

Não deves perder de vista que a Gazeta é uma folha popular. Não deveis, pois, ter preocupações de escola na maneira de escrever. Escreve de modo que possas agradar ao maior número.

Henrique Chaves, redator-chefe da “Gazeta de Notícias” (1875-1942), em carta a Mariano Pinna, segundo reportagem de Pedro A. L. Costa para o Valor – 27/05/2011

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro

“Pronominais”, de Oswald de Andrade (1890-1954), citado por Mauricio Dias, em referência à campanha contra o livro “Por uma Vida Melhor”, de Heloisa Ramos, distribuído pelo MEC para a rede pública – CartaCapital – 27/05/2011

Todo louvor, especialmente, à integridade moral, ao espírito público e ao senso de dever do deputado Aldo Rabelo (PCdoB-SP), que desafiou todos os preconceitos e jogou o peso da sua extraordinária, coerente e incorruptível história pessoal para construir uma das leis mais difíceis, delicadas e imprescindíveis já aprovadas pela Câmara dos Deputados.

Senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em nota à imprensa sobre as mudanças no Código Florestal – 30/05/2011

Apoio as manifestações. Acho que é um movimento que não se restringe à Espanha. O que vemos é raiva. Porque a população está entendendo que no poder não estão aqueles que votamos, mas o dinheiro, a mídia e pessoas que não escolhemos. São eles que estão com as rédeas da situação. Por essa razão, as pessoas estão reagindo em nome de uma democracia real agora.

Antonio Banderas, ator espanhol – O Estado de S. Paulo – 30/05/2011

Penso que as instituições bancárias são mais perigosas para nossas liberdades do que exércitos inteiros prontos para o combate.
Thomas Jefferson, citado por Carlos Lessa, – Valor – 31/05/2011