segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Obtidas em Janeiro de 2011

O Haiti não é uma ameaça internacional. Não estamos em situação de guerra civil. O Haiti não é nem o Iraque nem o Afeganistão. E, no entanto, o Conselho de Segurança (da ONU), diante da falta de alternativa, impôs a presença dos 'capacetes azuis' desde 2004, após a saída do presidente (Jean-Bertrand Aristide).
Ricardo Seitenfus, brasileiro, em declaração que teria motivado sua demissão do cargo de representante especial da Organização dos Estados Americanos no Haiti – Yahoo Notícias – 25/12/2010

Nós temos que ver o 31 de março de 1964 como dado histórico de nação, seja com prós e contras, mas como dado histórico. Da mesma forma, os desaparecidos são história da nação, que não temos que nos envergonhar ou nos vangloriar.
General José Elito Siqueira, novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que também se declarou contra a criação da Comissão da Verdade – Folha de S. Paulo – 04/01/2011

Em dezembro, em contraposição à vitória da ex-ativista antiditadura, torturada e prisioneira, a turma dos formandos da Academia Militar das Agulhas Negras prestou a sua homenagem: assumiu o nome, por eleição como patrono, de Turma Garrastazu Médici.
Jânio de Freitas – Folha de S. Paulo – 04/01/2011

A hipocrisia dos europeus é bestial! Nós geramos fome na África, mas quando os imigrantes chegam às nossas costas em balsas os mandamos embora. Para acabar com a fome, é preciso uma revolução!
Jean Ziegler, membro do Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos da ONU –
IHU On-Line – 06/01/2010

É mais fácil fazer o impeachment do presidente do que impedir a renovação de uma concessão.
Paulo Bernardo Silva, ministro das Comunicações – Folha de S. Paulo – 07/01/2011

O Brookings Institute publicou há poucos meses amplas sondagens sobre o que pensam os árabes acerca do Irã. Os resultados são bastante impressionantes. Mostram que 80% da opinião árabe considera que a maior ameaça na região é Israel. A segunda maior ameaça são os EUA, com 77%. E o Irã só é referido como ameaça por 10%.
Noam Chomsky - Brasil de Fato – 11/01/2011

O Lula vai entrar para a história do Brasil como entrou o Dom Pedro II, que permitia a legalização de terras públicas à oligarquia; vai entrar como entrou Getúlio, que também fez um decreto lei legalizando as terras; vai entrar que nem os militares, que também destinaram boa parte das terras da Amazônia à iniciativa privada. Na realidade, ele não mudou em nada. Vai para a história não como alguém que fez Reforma Agrária, mas como alguém que não só não fez como também adotou essa política de transferir patrimônio público para os grileiros.
Ariovaldo Umbelino, professor de Geografia Agrária da USP – www.mst.org.br –12/01/2011

Perdi tudo: minha casa e minhas coisas. Mas sou sortudo, minha família inteira sobreviveu.
Gordy Petit, sobre o terremoto de janeiro de 2010, que atingiu o Haiti e provocou 316 mil mortes segundo o levantamento mais recente – O Estado de S. Paulo, 13/01/2011

O problema na relação da torcida com o jogador é este: a torcida ainda vive no século 19, os jogadores vivem na era do realismo prático.
Luís Fernando Verissimo, sobre a ida de Ronaldinho Gaúcho para o Flamengo e não para o Grêmio, time que o revelou – O Estado de S. Paulo – 13/01/2011

A imprensa está usando muitos helicópteros. Tem mais helicópteros de imprensa do que de resgate.
Hudson Corrêa, repórter da Folha de S. Paulo, sobre as enchentes na região serrana do Rio – comunique-se – 14/01/2011

Poço Fundo, o sítio da família de Tom Jobim na pequena São José do Vale do Rio Preto, RJ, também foi parcialmente destruído pelas enchentes da região serrana. O rio que dá nome à cidade transbordou e arrastou casas, árvores e animais às suas margens, inclusive na propriedade que foi inspiração e cenário de, entre tantas canções de Tom, "Águas de Março" (1972).
Ruy Castro – Folha de S. Paulo – 15/01/2011

O descaso com a ocupação de áreas de risco, favelas ou lá que denominação se dê, hoje pode ser explicado pelo baixo lucro eleitoral de medidas preventivas e saneadoras. Se a explicação é atual, o descaso é mais que secular. Aceito como parte da vida brasileira, sem reação alguma, jamais. Não houve catástrofe que mudasse a aceitação, sempre fortalecida pelos sentimentos de classe.
Jânio de Freitas – Folha de S. Paulo – 16/01/2011

O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, está propondo alterar o Código de Ética Pública. Argumenta que o preço máximo dos presentes recebíveis, R$ 100, é muito baixo.
Ilimar Franco – O Globo – 16/01/2011

Seguro a chinchila pelo rabo, deixando-a cabeça para baixo. Então, pego o pescocinho dela e o viro para cima, num ângulo de 90 graus. Aí dou um tranco, uma esticadinha. Com isso, secciono a medula de forma rápida e indolor, ela morre instantaneamente. O barulho é o de um palito de dente quebrando.
Carlos Perez, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Chinchila Lanífera – O Estado de S. Paulo – 16/01/2011

A tragédia desta semana na região serrana do Rio mostra como é preciso cumprir o Código Florestal, não enfraquecê-lo.
Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ), sobre projeto que flexibiliza a legislação ambiental - Folha de S. Paulo – 16/01/2011

A relação homem/cidade deixou de ser razoável quando entrou na história o automóvel. As cidades passaram a ser planejadas em função dele, cujas exigências conseguem ser ainda mais grosseiras e brutais que as do ser humano. Fizemos das cidades o nosso grande paradoxo: um cenário cujo conforto será maior quanto mais o ambiente for destruído.
Ruy Castro, – Folha de S. Paulo – 17/01/2011

Com venda recorde de 3,5 milhões de veículos novos em 2010, o país [Brasil] confirmou o inédito posto de quarto maior mercado mundial. Com isso, as filiais das montadoras ampliaram as contribuições aos negócios globais, ajudando a amenizar resultados negativos das empresas mães nos Estados Unidos e na Europa.
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – 17/01/2010

Somos uma legião, não perdoamos, não esquecemos, espera por nós. Anonymous.
Lema do Anonymous, coletivo “ciberativista” que ficou famoso ao organizar ataques a sites de empresas que foram cúmplices nas perseguições ao Wikileaks – El País – 16/01/2011

Se você não confia em sua mulher, não se separe dela. Atual mulher é cargo de carreira, ex-mulher é cargo de confiança.
Paulo Sant'Ana, sobre a boa relação entre Dilma e seu ex-marido – Zero Hora – 18/01/2011

Como se pode admitir uma votação da qual se participa com a pistola apontada para a testa, que ameaça os trabalhadores, em caso de um resultado desagradável à empresa, de eliminar o posto de trabalho, isto é, a fonte de sustento para eles e as suas famílias?
Felice Roberto Pizzuti, professor da Universidade "La Sapienza" de Roma, sobre referendo em Mirafiori que aprovou acordo entre a Fiat e seus trabalhadores – Il Manifesto, 18/01/2011. Tradução de Moisés Sbardelotto

Ora, há mais de duas décadas, exatamente há 22 anos e três meses, aguardamos todos que o Congresso Nacional cumpra o seu dever fundamental de legislar, definindo as condições em que será reconhecida a existência de monopólio ou oligopólio, no campo da comunicação social. Nesse tempo todo, o espírito empresarial não ficou passivo, a esperar, apalermado, que as autoridades da República se decidissem, enfim, a cumprir a Constituição. Só no setor de televisão, a Globo passou a controlar 342 empresas; a SBT, 195; a Bandeirantes, 166; e a Record, 142.
Fábio Konder Comparato – 19/01/2011 http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=40077

Criado em dezembro de 2003, a associação Paris Foot Gay (PFG) tem por objetivo inicial e fundamental a luta contra a homofobia no futebol amador e profissional francês.
Fonte: http://parisfootgay.free.fr

Um paulista era tão agressivo com os índios que, nas palavras de Pedro Taques, historiador do século 18, “por cujo rigor foi tratado com a alcunha de ‘caga-fogo’”.
Ricardo Mioto, Sabine Righetti, Giuliana Miranda e Marcelle Souza – Folha de São Paulo – 25/01/2011

Segundo o relato de jesuítas, "na longa caminhada até São Paulo, chegam a cortar braços de uns [índios] para com eles açoitarem aos outros". Mais: "matam os velhos e crianças que não conseguem caminhar, dando de comida aos cachorros".
Ricardo Mioto, Sabine Righetti, Giuliana Miranda e Marcelle Souza – Folha de São Paulo – 25/01/2011

O primeiro relatório sobre a comercialização de agrotóxicos no país lançado pelo Ibama indica que 88% dos produtos vendidos em 2009 estavam classificados entre perigosos, muito perigosos e altamente perigosos. Os 12% restantes estavam classificados como pouco perigosos.
Alexandre Inacio – Valor – 26/01/2011

Qual a justificativa que eles usaram para subir a Bolívia? Duas coisas: A capacidade das autoridades econômicas para manter a estabilidade macroeconômica e a gestão da dívida, interna e externa.
Luis Alberto Arce Catacora, ministro da Economia da Bolívia, explicando porque as agências de classificação de risco vêm elogiando o governo do país – Valor, 26/01/2011

Ontem éramos todos tunisianos, hoje somos todos egípcios, amanhã seremos todos livres!
Palavra-de-ordem em manifestação que reuniu 500 mil pessoas no Cairo contra a ditadura Mubaraki em 26/01/2010 –
El País (Portal Uol) – 27/01/2011

Não devemos confundir um instrumento de luta com a luta em si. O Twitter não forçou Ben Ali a fugir do país que governou por 23 anos. Assim como não foram paredes pichadas ou folhetos que derrubaram o czar da Rússia em 1917.
Judith Orr, editora do jornal inglês Socialist Worker, sobre o papel das redes sociais na revolução tunisiana  – www.revolutas.net –22/01/2011

O governo mal acabou, mas uma simples consulta a livrarias virtuais indica, até o momento, aproximadamente 50 livros lançados com o nome "Lula" no título - fora os demais, sem a menção direta. O número é significativo se comparado, por exemplo, aos cerca de 15 disponíveis on-line, a partir da mesma ferramenta, com "Fernando Henrique Cardoso" ou "FHC".
Rachel Bertol – Valor – 28/01/2011