domingo, 4 de dezembro de 2011

Surpreendidas em Novembro de 2011

Vivemos 21 anos de ditadura militar (1964-1985). E a transição para a democracia não está completa. Tivemos avanços nos direitos políticos, mas o mesmo não ocorreu nos direitos econômicos e sociais. A estrutura da polícia é muito vinculada a uma herança da ditadura. Os batalhões de polícia parecem quartéis. O Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Rio de Janeiro, realiza seus treinamentos em uma favela-cenário. Mas os crimes não se concentram nas favelas. Menos de 1% dos moradores de qualquer favela do Rio tem envolvimento com o crime. Por que toda a lógica de repressão é voltada para a favela? Na verdade, não se combate o crime, se combate a favela.
(...)
Temos 16 UPPs instaladas num universo de mil favelas. Nenhuma área controlada por milícia tem UPP, com exceção de Ubatan - onde os jornalistas do jornal O Dia foram barbaramente torturados. Portanto, essa região tem um potencial simbólico. As UPPs estão em áreas estratégicas de grandes investimentos do capital privado. Todas as favelas próximas a hotéis e a praias da zona Sul têm uma UPP. Não é um projeto de policiamento e não atende às favelas mais violentas. É um projeto de cidade.
Marcelo Freixo, deputado estadual (PSOL-RJ), pouco antes de sair do País devido às crescentes ameaças contra sua vida por parte de milícias que atuam na capital fluminense - Jornal do Comércio – 30/05/2011

Tem gente que diz: “Deem aos consumidores o que eles querem”. (...) Acho que Henry Ford disse certa vez: “Se eu perguntasse aos consumidores o que eles queriam, teriam dito: um cavalo mais rápido”.
Steven Jobs, citado por Elio Gaspari – Folha de S. Paulo – 30/10/2011

Com uma população quase oito vezes menor que a dos Estados Unidos, o Estado de São Paulo registrou 6,3% mais mortes cometidas por policiais militares do que todo os EUA em cinco anos, levando em conta todas as forças policiais daquele país.
Luciana Sarmento, do R7 – 07/06/2011

Passamos meses ansiosos esperando a chegada da UPP. A gente queria tudo que o Santa Marta estava vivendo: o teleférico, a geladeira e a paz. E quando ela chegou, deixamos de ser uma população matável para ser humilhável e espancável. A gente é revistado a cada quarteirão. Mandam colocar os braços no muro e abrir as pernas.
Mônica Francisco, líder comunitária do Borel, morro da Tijuca, Zona Norte do Rio - Valor, 25/11/2010

Mesmo admitindo a hipótese otimista de o Congresso rejeitar todas as mudanças indesejáveis [do Código Florestal] (...) mudará o quadro, lembrando que o Ministério do Meio Ambiente (e, por decorrência, o Ibama) tem apenas cerca de 0,5% do Orçamento da União? Não esquecendo que o Ibama só tem conseguido receber cerca de 1% das multas que aplica a desmatadores.
Washington Novaes – O Estado de S. Paulo – 04/11/2011


Na verdade, os manifestantes podem ter errado para menos em sua conta. Pesquisa anterior, cujos resultados só se estendiam até 2005, constatou que quase dois terços dos avanços de renda entre o 1% mais rico beneficiavam o 0,1% mais rico - o milésimo mais rico dos norte-americanos, cuja renda real subiu mais de 400% entre 1979 e 2005.
Paul Krugman, sobre o movimento 99%, que ocupa Wall Street – Folha de S. Paulo – 05/11/2011

A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino. Por isso, só nos resta garantir a esse órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e nossa felicidade
Helion Povoa, especialista em nutrição e bioquímica, autor de “O Cérebro Desconhecido” – Zero Hora – 05/11/2011

O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa. Sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o Rei da Inglaterra não pode nela entrar.
Lorde Chatham, Primeiro Ministro da Inglaterra em discurso feito no Parlamento britânico no século 18

Agora aqui é assim, entram na sua casa, sem mandado, te tratam como animal, fazem uma zona na sua casa e ainda roubam seu dinheiro. Essa é a realidade da UPP que não aparece na TV. Se isso é paz, eu realmente não sei mais o significado das palavras.
Mário dos Santos Bragança, garçom, morador do morro da Providência –
jornal A Nova Democracia – no 65 – Maio de 2010

Lançado comercialmente no início da década de 1980, ele [o celular] alcançou o primeiro bilhão em 2001. O segundo bilhão, em 2004. O terceiro, em 2006. O quarto, em 2008. O quinto, em 2010. E, no final deste ano, serão 6 bilhões. Em 2018, o mundo deverá ter mais celulares do que habitantes. (...) É triste lembrar, contudo, que 1 bilhão de usuários do celular ainda não usam escova de dentes, segundo as Nações Unidas.
Ethevaldo Siqueira – O Estado de S. Paulo – 06/11/2011

Dos cinco ministros que caíram sob suspeitas, por exemplo, dois voltaram tranquilamente para seus gabinetes no Congresso, e os demais, às suas atividades profissionais ou empresariais, enquanto [Marcelo] Freixo tem de se esconder e fugir para sobreviver.
Eliane Cantanhêde – Folha de S. Paulo – 06/11/2011

Quando o sistema força pessoas comuns a se tornarem revolucionárias, você sabe que não está mais no Fim da História. Você está bem no seu limiar.
Jérome E. Roos, sobre a ocupação de praças e ruas na Europa e Estados Unidos – http://roarmag.org – 23/10/2011

Tinha prometido não falar mais do Pelé. Pelé fala tanta merda... Pelé não tem porra de consciência do que está acontecendo no país
Romário, deputado federal (PSB-RJ) – Folha de S. Paulo – 12/11/2011

Vai na farmácia, compra um lubrificante e dá glória a Deus por ter um peru só para você em casa. Tem que dar valor.
Sarah Sheeva, filha de Pepeu Gomes e Baby Consuelo, pastora da Igreja Celular Internacional defendendo a abstinência sexual antes do casamento para suas fiéis – Folha de S. Paulo – 12/11/2011

Enquanto se puser em prática a concepção do trabalhador assalariado que não decide sobre as projeções econômicas e não participa da distribuição dos resultados econômicos, o que existirá será um capitalismo de Estado. Para que haja o socialismo, é imprescindível implementar os conceitos mais amplos de democratização e socialização, estabelecendo o conceito de trabalhador associado imaginado por Karl Marx e não o de um assalariado que deve apenas cumprir as orientações de cima, conceito próprio do stalinismo.
Félix Sautié Mederos, filósofo, economista e fundador do Partido Comunista Cubano, sobre a situação em Cuba – O Estado de S. Paulo – 13/11/2011

Meu ídolo é o Lula. Adoro o Lula. Ele foi quem combateu o crime com mais sucesso. Por causa do PAC da Rocinha, cinquenta dos meus homens saíram do tráfico para trabalhar nas obras. Sabe quantos voltaram para o crime? Nenhum. Porque viram que tinham trabalho e futuro na construção civil
Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha – Época – 11/11/2011

Agora, o governo do estado invadirá a Rocinha com uma bem arquitetada ação social. A partir de hoje, os milhares de moradores da maior favela da América Latina contarão com postos para emissão de documentos (...), de saúde e do sistema nacional de emprego. Até os cães do morro serão vacinados.
Jornal do Brasil, em matéria sobre ocupação da favela por forças policiais – 02/06/1988

A praça egípcia Tahrir, onde se concentrou sem repressão o protesto pacífico que fez Mubarak renunciar, recebeu da imprensa americana o duplo batismo de praça da Liberdade e praça da Democracia. Por determinação do prefeito de Nova York, a polícia americana, com sua conhecida violência, arrancou da praça Zucotti a concentração do Ocupe Wall Street, protesto pacífico contra o domínio antissocial do setor financeiro. Que nome simbólico deveria ter a praça Zucotti?
Jânio de Freitas – Folha de S. Paulo – 17/11/2011

Alguns senadores o criticam [o Coliseu], dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro.
(...)
Pior será a arena de Manaus: terá 47 mil lugares e, no campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o público total foi de 37.971.
"Carta atualizada do Imperador Vespasiano para seu filho Tito". Texto de autoria desconhecida sobre a construcao de estádios para a Copa do Mundo – novembro de 2011

Uma Florianópolis. Quase meio milhão de pessoas. Esse é o tamanho da população que ainda vive em acampamentos provisórios no Haiti.
Carolina Montenegro em reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo – 19/11/2011

Embora não tenha participado da tensa discussão que antecedeu a cerimônia de sanção da Comissão da Verdade, o ex-guerrilheiro José Genoino foi o principal operador da ideia de impedir que familiares de torturados discursassem no evento de ontem.
Renata Lo Prete – Folha de S. Paulo – 19/11/2011

Em contrapartida à redistribuição dos royalties do petróleo, o Rio vai propor a partilha federal da mancha de óleo que vaza loucamente de um poço operado pela Chevron na Bacia de Campos. Dá, mais ou menos, 1 mil barris por dia para cada Estado. Capaz até de dar praia em Minas Gerais!
Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo – 19/11/2011

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Descobertas em Outubro de 2011

Esse procedimento é deseducativo e demonstra a desmobilização da categoria. As razões da greve existem, são reais, mas essa prática mostra um descolamento do sindicato da sua base. É a chegada do neoliberalismo ao movimento sindical. Tudo se terceiriza, tudo se compra e se paga, até a militância.
Olívio Dutra, ex-governador e presidente do sindicato dos bancários nos anos 70, criticando a contratação de pessoas para distribuir material em porta de banco, na mobilização da greve da categoria – Zero Hora – 01/10/2011

Evo, pare de nos chamar de irmãos
Cartaz de universitários de Cochabamba, Bolívia, durante os protestos contra a construção de estrada que cruza um território indígena – Estado de S. Paulo – 02/10/2011

Quando alguém se queixa de que a vida não tem sentido, o problema não é ajudá-lo a encontrar o tal sentido da vida, mas ajudá-lo a descobrir que a vida se justifica por si só, que ela pode ser seu próprio sentido.
Contardo Calligaris – Folha de S. Paulo – 06/10/2011

Cansei do controle da religião neste país. É um ciclo perigoso: os religiosos se fortalecem politicamente e impõem mais e mais a religião sobre nós. Até o calendário e o horário de verão são impostos pelos religiosos.
Yoram Kaniuk, escritor israelense, ao ganhar na Justiça o direito de retirar o judaísmo como religião de sua carteira de identidade – Folha de S. Paulo – 06/10/2011

O ano de 2011 vai entrar para a história como mais um ano perdido para a Reforma Agrária. A lentidão para o assentamento das famílias acampadas e para a execução de políticas para fortalecer os assentamentos é uma vergonha para um governo que tem como meta acabar com a pobreza no Brasil.
Marina Santos, da coordenação nacional dos Movimento dos Sem-Terra (MST) -  O Estado de S.Paulo – 07/10/2011

Pilantra, vagabundo, sem-vergonha, devia estar atrás da grade de noite e de dia trabalhar, e quando não trabalhasse de acordo, o chicote, que nem antigamente, voltar.
Reditário Cassol (PP-RO), senador, ao defender a volta das chibatadas como punição legal – O Globo – 07/10/2011

Como o prefeito de Chicago Harold Washington disse uma vez sobre o ex-prefeito corrupto Daley, “Não estou contente por ele estar morto, mas estou feliz porque ele se foi.” Ninguém merece morrer - nem Jobs, nem Sr. Bill (Gates), nem mesmo as pessoas culpadas por males maiores que os deles. Mas todos nós merecemos o fim da influência maligna de Jobs na computação pessoal.
Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation, em seu blog – 07/10/2011

Os republicanos acharam que levariam a democracia para o mundo árabe invadindo o Iraque. A ironia é que foi o mundo árabe que nos deu uma lição de democracia e, posso garantir, estamos aprendendo rápido.
Brandon Klein, um das centenas de jovens acampados em Wall Street – Valor – 07/10/2011

Não fui aderir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Pelo contrário, ele foi à minha casa pedir o meu apoio. Da mesma forma, não fui aderir ao ex-presidente Lula. Ele foi à minha casa pedir o meu apoio. Portanto, acho injusto quando dizem que estou apoiando todos os governos. Solicitado a colaborar, não tenho me furtado a fazê-lo.
José Sarney, presidente do Senado – PMDB (AP) – Zero Hora – 10/10/2011

Esta só pode ser piada pronta: "Nobel de Economia vai pra dois americanos". Devem ser os dois que ainda não quebraram. Ou que ainda não foram descobertos! Casa de ferreiro, espeto de pau! Eu acho que o prêmio foi concedido antes de o galo virar canja!
José Simão – Folha de S. Paulo – 12/10/2011

Quinze dos 33 estão desempregados. Alguns sofrem de silicose, uma doença causada pela inalação de poeira de sílica, outros têm diabetes ou continuam traumatizados. "Tiveram poucos dias de fama e hoje tudo voltou ao cinza de sempre. Outro dia li uma entrevista de Edison Peña, o mineiro maratonista, falando de uma clínica de desintoxicação. Ele reconheceu que a única coisa que fez logo depois de sair da mina foi beber”.
Carlos Vergara, autor do livro “Operação San Lorenzo”, sobre o resgate dos mineiros chilenos em San José, Chile, há um ano – Diego Zúñiga – Deutsche Welle –
IHU On-Line – 13/10/2011

Dentre as 132 áreas testadas, 22 estavam acima de 37 mil bequeréis por metro quadrado, o nível registrado nas zonas contaminadas em Chernobyl.
Hiroko Tabuchi, sobre níveis de radiação verificados em Tóquio, a 250 km de Fukushima –  UOL – 15/10/2011

Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, [Aldo Rebelo] votou com o sinistro fascista Jair Bolsonaro contra o projeto da Deputada Luiza Erundina, que defendia a revisão da Lei da Anistia, de forma que fossem julgados os militares que torturaram e assassinaram militantes que lutaram contra a ditadura, inclusive dezenas de valorosos ex-membros de seu próprio partido.
Nota Política do PCB – outubro de 2011

O torcedor não é trouxa. Falta coração aos jogadores de hoje. Mas como censurá-los por desejar um naco da indústria que lucra até nas etapas em que o aspecto técnico deveria prevalecer, caso de convocações e escolhas de amistosos?
Melchiades Filho – Folha de S. Paulo – 17/10/2011

Doe, que diabo! (Donnez, que diable!)
Slogan da diocese de Nancy, França, em campanha para atrair doações de fiéis católicos – Valor – 14/10/2011

Nós nos sentimos ligados aos valores cristãos. Os que não aceitam isso não têm lugar aqui.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha, sobre a crescente presença muçulmana no país – Valor – 14/10/2011

Em nossas democracias, nos preocupávamos com a identidade de quem estava chegando e não suficientemente com a do país. Se alguém vem à França, tem de aceitar participação em uma só comunidade.
Nicolas Sarkozy, presidente da França, país com maior presença muçulmana na Europa – Valor – 14/10/2011

Eu digo mesmo: se dependesse de mim, eles ficavam lá em São Gonçalo. Ainda propus ao supermercado construir um mercado lá. (...) Até camelô eu devolvo pra lá...
Wolney Trindade, Secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, sobre grande afluxo de público ao centro da cidade, atraído por promoção em um supermercado – Rádio Globo – 19/10/2011

Vivo a vida de príncipe há 15 anos. Dois motoristas, assessores, celular, assessoria jurídica, gabinete com ar condicionado... Inclusive até postei assim [no facebook]: engenheiros que são formados por Harvard, Yale, Michigan não desfrutam disso que eu desfruto. É muita honra que o povo me dá. Eu sou eternamente agradecido.
Rodson Lima (PP), vereador de Taubaté (SP), em entrevista à TV Sergipe – 21/10/2011

Eles [os banqueiros] deveriam ser mais humildes (...). Quatro milhões e meio de empregos na área industrial foram perdidos nos Estados Unidos desde 2000, e uma geração inteira de recém-graduados encara agora a mais alta mobilidade descendente na história do país. Desde 1987, afro-americanos perderam mais da metade de seu patrimônio líquido; os latinos, inacreditáveis dois terços. Arruinar o sonho americano e as pessoas comuns será extremamente prejudicial para vocês. Ou, como [o personagem] “Nada” explica aos agressores imprudentes no excelente filme [“Eles vivem”] de John Carpenter: “Vim aqui para mascar chiclete e quebrar tudo… e meus chicletes acabaram.”
Mike Davis, autor de “Planeta Favela”, sobre o movimento Occupy Wall Street (tradução: Rogério Bettoni) – portal Editora Boitempo – 21/10/2011

Os homicídios caíram 28%, no Rio, e o número de vítimas em situações violentas, porém “indeterminadas”, subiu 116%.
Elio Gaspari – Folha de S. Paulo – 23/-10/2011

[Esta]...massa impura e formidável de dois milhões de negros subitamente investidos das prerrogativas constitucionais (...) fazendo descer o nível da nacionalidade na mesma proporção da mescla operada.
Júlio de Mesquita, criador do jornal O Estado de S.Paulo e um dos fundadores da USP, referindo-se aos escravos libertos pela Lei Àurea no livro “A Crise Nacional: Reflexões em torno de uma data” (1929)

A população certamente não vai aceitar de bom grado essas medidas [de austeridade] e vai tentar fazer pressão. Vamos ver como vão reagir as forças de segurança quando tentarem utilizá-las para fazer a repressão. Depois espero que os militares tenham a vontade e a força suficiente para, como se passou no Egito, dizer não à repressão.
Vasco Lourenço, coronel e um dos capitães que liderou a Revolução dos Cravos em 25 de Abril de 1974, derrubando a ditadura fascista – Rádio TSF – 22/10/2011

Não queremos uma estrada para levar mendigos às cidades para pedir esmola, para abrir espaço para caminhões de alta tonelagem. Não estamos acostumados com isso. Vivemos da pesca, da caça, da coleta de frutas. E, quando isso ocorrer [a estrada], haverá devastação da terra, desmatamento, pirataria e uma zona muito perigosa de plantio de coca vai se expandir. Vocês brasileiros se queixam muito da cocaína que vem da Bolívia, mas isso é contraditório, porque querem seguir abrindo caminho para que a droga continue sendo produzida com maior facilidade.
Adolfo Chávez, presidente da Confederação dos Povos Indígenas da Bolívia, sobre rodovia financiada por capital brasileiro que ameaça atravessar território indígena – Valor – 26/10/2011

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.
Machado de Assis (1839-1909)


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Expedidas em Setembro de 2011

O Lula conseguiu um milagre. Quando eu conheci o Lula se falava muito que a esquerda brasileira só se reunia na cadeia, porque eram todos inimigos. E o Lula foi o primeiro cara que uniu a esquerda mesmo sem ser de esquerda.
José Nêumanne Pinto, jornalista e autor do livro “O que sei de Lula” – O Globo – 30/08/2011

Acho que foi uma decisão errada. Grave, porque mexe com expectativa. Mexe com credibilidade. A partir de agora tem que torcer para que o cenário negro deles ocorra, porque pelo menos resgata um pouco a credibilidade do Banco Central.
Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista, criticando a decisão do Banco Central de baixar a taxa de juros com base em previsões sombrias para a economia mundial – Valor – 02/09/2011

Não vou entrar no mérito de se ele era da ditadura ou não. Eu não era nem nascido.
Fábio Branco (PMDB), prefeito de Rio Grande, justificando homenagem pelo centenário de nascimento de Golbery do Couto e Silva, nascido na cidade – Folha de S. Paulo – 02/09/2011

A vantagem do corte inesperado de juros é mostrar que o BC também pode antecipar-se a uma queda da atividade que vislumbra e considera deletéria. As taxas brasileiras, afinal, continuam as mais altas do mundo. Não deixa de ser saudável o BC demonstrar a conhecidos arautos das finanças algum distanciamento.
Folha de S. Paulo, em editorial de 02/09/2011

Com o corte de juros anunciado nesta quarta-feira, os diretores do Banco Central (BC) apagaram a imagem de autonomia da instituição, já muito embaçada nos últimos oito meses.
O Estado de S. Paulo, em editorial de 02/09/2011

Estou enojado. Vou embora deste país de merda.
Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália – O Estado de S. Paulo – 02/09/2011

VOLTAMOS E ESTAMOS ARMADOS. Somos marginais, e trazemos a primavera nos dentes, estamos fortemente armados com palavras de ordem, cartazes altamente periculosos, calibre 38 carregado de INDIGNAÇÃO. Trazemos no bolso revolta, no coração a vontade de mudança. Mas, alertamos a toda população amedrontada, que o que trazemos de armamento mais pesado, é a certeza de que a luta é que muda, o resto só ilude.
Sarah Fontenelle em manifesto assinado pelo Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social e Coletivo Nacional Barricadas Abrem Caminhos, distribuído em manifestação com cerca de 30 mil manifestantes nas ruas, em Teresina, Piauí, no dia 01/09/2011.

Provamos que o agronegócio podia crescer em parceria com os pequenos agricultores, criando um círculo virtuoso de crescimento e geração de renda.
Dilma Rousseff, presidente da República – Zero Hora – 03/09/2011

Na minha vida particular eu plantei não 1 milhão de árvores, nem 2 milhões, nem 3 milhões, nem 10 milhões. Eu plantei 100 milhões de árvores no Estado de São Paulo, nas propriedades da minha empresa, a Eucatex, o nome vem de eucalipto. Eu contribuí contra o aquecimento global mais do que todos os conservacionistas.
Paulo Maluf, ex-governador de São Paulo – Folha de S. Paulo – 04/09/2011

Em três anos de crise mundial, os governos gastaram U$ 12,4 trilhões para socorrer suas economias. No período, seis dos principais bancos globais, entre eles o Goldman Sachs e o JPMorgan Chase, lucraram 40% mais e deram bônus milionários.
O Globo – 04/09/2011

Bolívia proíbe carros por um dia, mas confirma estrada no meio da floresta amazônica
BBC Brasil, em reportagem sobre o Dia Nacional do Pedestre – 04/09/2011

“Pacificação” é uma expressão militar. Depois desta época [1830] de revoluções republicanas, no sentido radical do termo, as forças armadas do império brasileiro “pacificaram”. Isso quer dizer que em lugares como o Estado do Grande Amazonas, que hoje é Amazonas e Pará, matou-se metade da população. “Pacificação”, para quem conhece a história do Brasil, equivale a “dominação de território”. (...) Neste momento a polícia do Rio é a que mais mata no mundo. Este mês estão “comemorando” que houve apenas 800 mortos no ano; há três anos se chegou a 1.500. Essa é a “pacificação”, uma espécie de Pax Romana.
Vera Malaguti Batista, professora de criminologia da Universidade Cândido Mendes – Página/12 – 05/09/2011

A busca é só uma parte da inteligência que vem sendo terceirizada. (...) Com o tempo, este poderoso servo ganha corpo e um poder sem precedentes. Seus olhos estão aí para nos ver melhor. Seus ouvidos, para nos escutar melhor. Como donos de cães de guarda, confiamos na lealdade de quem jurou nunca "fazer o mal". Mas o que é "fazer o mal"? Não sei, pergunte para o Google.
Luli Radfahrer, professor da USP, sobre os sites de busca – Folha de S. Paulo – 07-09-2011

Lugar de saqueador é na delegacia. Agora, quem rouba iPads não é mais culpado do que aquele que rouba pão, porque, numa sociedade livre, em que a vida depende tanto do olhar dos outros quanto de mil calorias diárias, as pretensas "futilidades" (objetos de consumo e de aparato) são gênero de primeira necessidade, parte da cesta básica.
Contardo Calligaris, psicanalista, sobre saques durante as recentes revoltas populares em Londres – Folha de S. Paulo – 08/09/2011

É muito diferente entrar num partido que se diz socialista quando ele já é uma oportunidade de carreira.
Lincoln Secco, historiador da USP, autor do livro “História do PT”, comentando a grande adesão ao Partido nos últimos 10 anos -
O Estado de São Paulo – 11/09/2011.

Sucesso se deve a ambiente masculino e estudo rígido.
Explicação de alunos do Colégio São Bento (RJ) para o 1º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 - G1 RJ – 12/09/2011

Temos a interpretação quântica da realidade física que ninguém sabe bem o que é, mas funciona maravilhosamente! Ora, com relação à macroeconomia é exatamente o contrário: todo mundo pensa que sabe o que é, mas não funciona.
Antonio Delfim Netto, –Folha de S. Paulo – 14/09/2011

As comunidades recebem políticas através da polícia, e não mais por meio da liderança da comunidade. A pior forma de se resolver a questão da segurança é militarizá-la e colocá-la de cima para baixo. É isso que as UPPs fazem.
José Cláudio Souza Alves, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – IHU On-Line – 15/09/2011

Se a Europa reconhecer a China como economia de mercado, se os Estados Unidos suspenderem restrições a investimentos chineses, se Estados Unidos e Europa arrumarem suas economias etc., sim, a China poderia pagar a conta da crise. Mas seria preciso o mundo virar de cabeça para baixo, politicamente, para isso acontecer.
Vinícius Torres Freire, sobre a possibilidade de a China comprar papéis das dívidas européias – Folha de S. Paulo –15/09/2011

Pedras quentes sobre os seios que começam a crescer. Às vezes usam a madeira de socar cereais, às vezes outros objetos planos, mas sempre quentes. É o achatamento dos seios, pelo qual passa uma em cada quatro meninas em Camarões. As mães e outras mulheres da família são as encarregadas de praticá-lo, acreditando que isso atrasa o crescimento dos peitos de suas filhas e, portanto, as distancia das relações sexuais, consentidas ou não, as protege dos olhares libidinosos dos homens e pode evitar uma gravidez indesejada.
Charo Nogueira, em reportagem publicada pelo jornal El País e reproduzida pelo Portal Uol – 15/09/2011

Os mais antigos hão de se lembrar que nem no seu governo acidental de cinco anos, quando assumiu no lugar de Tancredo Neves, que morreu antes de tomar posse, José Sarney teve tanto poder como agora
Ricardo Kotscho, ex-assessor de Lula, em seu blog – 15/09/2011

Os acordos firmados entre Dilma e Alckmin dão alento ao debate de que não podemos pensar o país do século 21 com a cabeça do passado.
Marta Suplicy, senadora (PT-SP) – Folha de S. Paulo – 17/09/2011

Não somos baderneiros. Só queremos discutir a legalização da maconha. Afinal, não existiria produção cultural e acadêmica nesse País se não existisse a maconha.
Marcel Segal, aluno da PUC/SP sobre proibição de festa no campus da universidade – O Estado de S. Paulo – 17/09/2011

Bandido que dá tiro para matar tem que tomar tiro para morrer. Lamento, todavia, que tenha sido apenas um dos rapinantes enviado para o inferno. Fica aqui o conselho para Marcos Antônio: melhore sua mira.
Rogério Leão Zagallo, promotor do 5° Tribunal do Júri de São Paulo, ao arquivar inquérito envolvendo o policial civil Marcos Antônio Teixeira Marins, que reagiu a tentativa de roubo – Folha de S. Paulo – 17/09/2011

Marx escreveu no 'Manifesto Comunista': "Tudo que é sólido se desmancha no ar". Para alguém que vivia na Grã-Bretanha no início do período vitoriano (...), era uma observação incrivelmente perspicaz. (...) Naquela época, nada parecia mais sólido que a sociedade às margens daquela em que Marx vivia. Um século e meio depois, nos encontramos no mundo que ele previu, onde a vida de todo mundo é experimental e provisória, e a ruína súbita pode ocorrer a qualquer momento.
John Gray, filósofo político e escritor – BBC Brasil – 18/09/2011

Estacionar já se tornou um drama. Ter uma vaga cativa – e gratuita – é um privilégio que se assemelha ao da casa própria.
Cesar Sanson, pesquisador do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT) –
IHU On-Line –21/9/2011

Estimativas mostram que, entre 1979 e 2005, a receita (já contabilizada a inflação) das famílias na faixa do meio da distribuição de renda subiu 21%. Enquanto isso, no mesmo período, a receita dos muito ricos subiu 480%.
Paul Krugman, sobre a desigualdade econômica nos Estados Unidos  – Folha de S. Paulo – 24/09/2011

No céu estão Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Jim Morrisson, John Lennon, Freddie Mercury, Kurt Cobain, Cazuza, Janis Joplin, Cássia Eller, Renato Russo, Elvis Presley e Michael Jackson. Tá valendo mais a pena morrer do que ir ao Rock in Rio.
José Simão – Folha de São Pualo - 23/09/2011

Tá explicado o que no Congresso chamam de “esforço concentrado”: a Comissão da Verdade foi negociada pelo telefone com a presidente Dilma por cinco integrantes da base aliada espremidos no banheirinho do gabinete da presidência da Câmara. Sobrou para José Genoíno puxar a descarga.
Tutty Vasques– O Estado de S. Paulo – 25/09/2011

Sou um investidor. Tenho sonhado com esse momento há três anos. Eu vou para a cama todas as noites e sonho com outra recessão.
Alessio Rastani, investidor, em entrevista à BBC em que afirma que crises econômicas são ótimas oportunidades para fazer dinheiro – Folha de S. Paulo – 28/09/2011

Sabe o dia que eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ.
Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça – Folha de S. Paulo – 29/09/2011

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Remessas de agosto de 2011

Ele se rendeu em dezembro, ao estender os cortes de impostos de Bush; rendeu-se na primavera, quando eles ameaçaram fechar o governo; e acaba de se render de novo, em enorme escala, a uma pura extorsão no tema do teto do endividamento.
Paul Krugman, sobre Barack Obama e o acordo para elevar o teto da dívida pública americana – O Globo -01/08/2011

No meu livro publico um discurso de Obama de 2008, quando era candidato. Ali disse que a crise econômica se devia à desregulação financeira que houve em gestões anteriores. E depois, misteriosamente – ou nem tanto, tendo em conta que Wall Street se converteu em seu principal contribuinte de campanha –, acudiu àqueles que fizeram isto e lhes disse: “Bom, rapazes, arrumem isso”. E não o fez. Ocuparam-se em atender as necessidades de Wall Street.
Robert Scheer, autor do livro “The Great American Stickup” (O grande roubo americano) – Página/12 – 03/08/2011

É o paradoxo de Amy: o que você prefere, uma filha que se perca tragicamente nos excessos do desejo ou uma filha que chegue à vida adulta sem ter conhecido outros desejos do que os que surgem nas conversas sobre marcas de mochilas e sapatos?
Contardo Calligaris, psicanalista – Folha de S. Paulo – 04/08/2011

Desde quando diplomata gosta de guerra? É como botar médico para cuidar de necrotério. Parece brincadeira.
Oficial do Exército criticando nomeação de Celso Amorim para o ministério da Defesa – Folha de S. Paulo – 05/08/2011

Não vejo bolha nenhuma, muito menos fracasso neoliberal. É preciso olhar a situação com frieza, sem preconceitos ideológicos: o que estamos vivendo é o esgotamento do crescimento do Estado nas grandes democracias ocidentais, e mais o Japão, onde os níveis de endividamento público ultrapassaram medidas habitualmente aceitas de responsabilidade fiscal
Gustavo Franco, presidente do Banco Central no governo FCH – Folha de S. Paulo – 08/08/2011

Está claro que a crise econômica que começou em 2008 não acabou, de maneira alguma.
Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia – Folha de S. Paulo – 13/08/2011

Se Tim Maia e Amy Winehouse se encontrassem, teriam muito que trocar.
Nelson Motta – O Globo – 05/08/2011

Os municípios podem desrespeitar a Lei da Responsabilidade Fiscal na construção de obras para a Copa. Ou seja, a lei impede a construção de hospitais e escolas, mas libera grandes arenas esportivas.
Carlos Vainer, professor do IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) da UFRJ – O Globo – 06/08/2011

Desejaria que o senhor parasse de querer agradar aos conservadores. Não vai funcionar jamais. Para eles, o senhor tem a idade errada, está no partido errado, tem a cor de pele errada. Ainda que os salvasse, pessoalmente, de morrerem afogados, 40% dos norte-americanos não votariam no senhor. Não se preocupe em passar uma imagem de negro radical, que afastaria eleitores moderados. Meu caro, pior do que está, impossível. Não seria uma vergonha se quatro anos de seu governo terminem em janeiro sem que o senhor tenha experimentado sequer uma política econômica elaborada pelos democratas? O senhor agora é um cinqüentão, faça isso pelo senhor e por nós. E um feliz aniversario!
Bill Maher, apresentador do programa “Real Time”, da HBO – agosto de 2011

Um deputado fala e nenhum presta atenção nele. Outro dia mesmo tinha um fazendo um discurso superbacana, sobre educação. Outro pediu a palavra. E reclamou: “Já pedimos para instalarem tomadas novas aqui e não instalaram”. É uma coisa de louco.
Tiritica, deputado federal (PR-SP), sobre as sessões na Câmara dos Deputados – Folha de S. Paulo – 11/08/2011

Tiririca tem razão. Mandou bem. Uma pessoa normal que assiste à sessão da Câmara pela primeira vez acha mesmo que é coisa de maluco.
Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ) – Folha de S. Paulo – 11/08/2011

Muita gente pensa que é por causa da minha origem libanesa, pelo lado da minha avó, mas não é isso. Tem a ver com a solidariedade com os povos, sejam árabes, curdos ou de qualquer outro lugar.
Latuff, cartunista brasileiro, considerado o “desenhista oficial” da Revolução Egípcia – Agência Efe – agosto de 2011

A diplomacia das empreiteiras atolou na Líbia. Atraídas pelo projeto megalomodernizador de Muammar Gaddafi, a Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão conseguiram contratos bilionários de obras. O "amigo e irmão" Gaddafi, cujo filho passeou pelo Brasil em 2010, não está pagando suas contas. Pelo andar da carruagem, a Viúva [cofres públicos] será convidada a cobrir um risco que as empreiteiras compraram.
Elio Gaspari – Folha de S. Paulo – 14/08/2011

O Instituto para a Formação da Mulher (...) oferece mais de 30 disciplinas que incluem aprender a "não se deixar enganar por um homem", "como selecionar o homem certo" e "como conduzir bem a família após o casamento". As aulas que mais atraem as alunas são as chamadas "VIP", que ensinam as meninas a lidar com pretendentes de sucesso, como conseguir se casar com eles e como manter a relação.
Paloma Caballero, da Agência EFE, em reportagem sobre curso criado em Pequim para jovens que sonham em se casar com um homem rico – 12/08/2011

A Copa de 2014 divertirá muita gente durante um mês e alguns poucos durante muitos anos. Os vencedores da disputa de 2014 já são conhecidos, embora não calcem chuteiras nem joguem à vista de todos.
Hilário Franco Júnior, professor de História da USP – O Estado de S. Paulo – 14/08/2011

Escolas especializadas estão oferecendo cursos de inglês para recém-nascidos. A ideia é a de que o imediato pós-parto é o "melhor momento para aprender uma segunda língua". Ou seja, os bebês aprendem a falar inglês antes de aprender a falar. Ótimo. E quando será que começam a aprender a primeira língua, no caso, o português?
Ruy Castro – O Globo – 15/08/2011

No romance “O corcunda de Notre-Dame” (1831-32), Victor Hugo descreveu a catedral e o livro como dois sistemas rivais: "Este matará aquela." De fato os dois sistemas coexistiram e interagiram durante longo período, como mais tarde os manuscritos e os impressos.
Asa Briggs e Peter Burke, no livro “Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet” (2002)

Eu e meus amigos já fomos mimados por tempo suficiente pelos amigos-dos-milionários no Congresso. É hora de nosso governo levar a sério a divisão do sacrifício.
Warren Buffet, uma das maiores fortunas do mundo, defendendo o aumento de impostos para os ricos dos Estados Unidos - New York Times, reproduzido em http://www.outraspalavras.net – Agosto de 2011

Virá o tempo em que nada acontecerá
Sem que uma preciosa Patente assim o decrete;
E no futuro deveremos abrir, algum dia,
A porta da Natureza com uma chave patenteada
Versos citados no livro “Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet”, de Asa Briggs e Peter Burke - Zahar, 2006

O segredo de meu sucesso é o equilíbrio: metade de minhas músicas é esquenta-sovaco e metade mela-cueca.
Tim Maia (1942 – 1998)

Francamente, eu ainda tento entender o que eu fui fazer lá e no que eu pude contribuir neste contexto!
Sean Penn, sobre o filme “A Árvore da Vida”, em que atuou sob direção de Terrence Malick – Le Figaro – 22/08/2011

A Dilma [Rousseff] vem falar do Bolsa Família. Aí você agracia a comunidade carente, e eles começam a ter filhos à vontade. É preciso controlar a paternidade.
Antonio Salim Curiati, deputado estadual (PP-SP) – Folha de S. Paulo – 23/08/2011

Não podemos admitir, sob qualquer pretexto, que nossos cidadãos sejam surpreendidos por retro-escavadeiras que aparecem de repente para desalojá-los, destruir suas casas, como acontece na Palestina ocupada. E, como frisou a senhora Raquel Rolnik, relatora da ONU, “Remoções têm que ser chave a chave”. Ou seja, morador só sai quando receber a chave da casa nova.
Romário, deputado federal (PSB-RJ) em discurso sobre desapropriações feitas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil – 22/08/2011

"Filho da puta, você não morreu ainda? Olha pra cá! Maldito. Não morreu ainda", diz uma das vozes, enquanto a imagem, em close, mostra a cena forte: um homem pardo, caído, espumando pela boca. Os olhos dele estão em estado de midríase, paralisados, em choque. A roupa está ensopada de sangue.
André Caramante, descrevendo cena de vídeo que mostra policiais executando supostos criminosos em São Paulo – Folha UOL – 24/08/2011

Mais um ex-ministro entrou para o ramo das consultorias. Hélio Costa (Comunicações) abriu empresa que já tem a Oi na carteira de clientes.
Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo – 26/08/2011

sábado, 30 de julho de 2011

Espalhadas em Julho de 2011

"Você sabe do que toda mulher brasileira precisa? De terapia. Ter a pia cheia de pratos pra lavar", diz o apresentador da inserção do PR na televisão e no rádio. O apresentador sorri, sem graça, e diz ao espectador: "Imagine ser mulher e ter que aguentar coisas muito piores". Em seguida, anuncia que o partido criou o segmento "mulher", para "acabar com o preconceito machista, que já dura séculos e defender as mulheres".
Nota do Valor Econômico descrevendo estreia do programa do PR na TV, tendo Tiririca como apresentador - 29/06/2011

A viabilização de um grupo internacional com maioria de capital brasileiro interessa ao país.
Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sobre a fusão Pão de Açúcar e Carrefour no Brasil, com apoio do BNDES – Folha de S. Paulo – 01/07/2011

Da mesma forma que Suécia e Dinamarca têm por base evitar que suas crianças de olhos azuis fiquem gordinhas, o Brasil tem por base acabar com a desnutrição dos nossos meninos moreninhos.
Enio Basílio Rodrigues, membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, em parecer que justifica campanha do McDonald’s durante o trailer da animação infantil “Rio”.

O ministro grego da Saúde, Andreas Loverdos, deixou escapar na sessão do Parlamento em que se discutia o segundo - e brutal - pacote de ajuste fiscal que o número de suicídios aumentou 40% no país do ano passado para este. Exatamente o período de vigência do primeiro pacote de austeridade.
Clovis Rossi –
Folha de S. Paulo – 02/07/2011

Embora o BIS não o diga, o sistema financeiro global bem pode estar em seu estado mais precário desde os anos 30.
Comentário do "Financial Times" citado por Clovis Rossi –
Folha de S. Paulo – 02/07/2011

Só os sectários, aqueles que só são revolucionários em sua própria imaginação, se deixam guiar por puras normas ideais. Dizem: não gostamos destes sindicatos, não os defendemos. E, a cada vez, prometem voltar a começar a história a partir do zero. Sem dúvida, construirão um Estado operário quando o bom deus lhes ponha entre as mãos um partido ideal e sindicatos ideais. Esperando este feliz momento, fazem todos os trejeitos que podem frente à realidade. Um vigoroso trejeito é a mais alta expressão do “revolucionário” sectário.
Leon Trotsky (1879-1940), no livro “Em Defesa do Marxismo”

Se, do dia para a noite, os bancos decidissem cobrar a dívida total das pessoas físicas, isto é, juros e empréstimo principal, que chegou a R$ 653 bilhões em abril, cada brasileiro teria de entregar o equivalente a 4,8 meses de rendimento para zerar as pendências.
Márcia De Chiara, em reportagem para O Estado de São Paulo – 27/06/2011

Não há verdadeiramente mulheres vítimas de estupro já que, em alguma medida, elas sempre consentem com o ato.
Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos, em entrevista citada no blog de
Marcos Rolim

Escrevo ainda em máquina de escrever, não sei o que é computador. Comigo não adianta perguntar coisa moderna, sou um homem do passado. Eu sou encalhado no passado. Sou conservador. Uso bigode, ainda. Os jovens usam barba
Antonio Candido, 92 anos, em entrevista coletiva na Flip – Folha de S. Paulo, 07/07/2011

A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos.
Trecho do “Manifesto Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade (1890-1954)

Direito de ser traduzido, reproduzido e deformado em todas as línguas - São Paulo- 1933
Aviso sobre direitos autorais no romance “Serafim Ponte Grande”, de Oswald de Andrade (1890-1954)

Não ligo. Aliás, caguei. Caguei montão (...) só vou ficar preocupado, meu amor, quando sair no Jornal Nacional (...) A imprensa brasileira é muito vagabunda (...) Não leio mais porra nenhuma, a vida ficou leve para cacete, tá muito bom.
Frases de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, em entrevista à revista Piauí, de julho

O Conselho Militar é a extensão do regime de Mubarak.
Faixa colocada em uma tenda na Praça Tahrir, no Cairo, Egito, sobre o governo provisório, que hesita em julgar Mubarak e desmantelar seu regime – World Socialist Web Site – [Jonathan Aswan, Tradução de Diário Liberdade] – 04/07/2011.

Corinthians lança site de oração virtual e vê pedidos da torcida por Libertadores
Renan Prates, sobre site em que os torcedores podem acender uma vela e fazer um pedido a São Jorge, padroeiro do clube – UOL-Esporte – 08/07/2011

O Censo 2010 mostrou que a Região Nordeste foi onde a renda média municipal mais cresceu desde 2000. Mas a mesma pesquisa indica que os municípios nordestinos ainda concentram as maiores taxas de analfabetismo do País. Pior, foi lá que a alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais cresceu mais lentamente na década passada.
José Roberto de Toledo em reportagem para O Estado de S.Paulo – 10/07/2011

É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar.
Barack Obama, presidente dos EUA – O Globo – 09/07/2011

Kosovo "engordava" prisioneiros sérvios para traficar os seus rins
Manchete do jornal El País sobre relatório do Conselho da Europa, que responsabiliza o Exército de Libertação do Kosovo, apoiado pelos Estados Unidos durante a Guerra dos Balcãs –08/07/2011

Cobertura de Ipanema vale mais que mil habitações de programa federal [PAC]
Título de matéria de Carlos Arthur França, em reportagem para a Folha de S. Paulo – 10/07/2011

Somos o país que mais emite, mas também o maior de todos e o mais populoso. Não poluímos mais que outros. Todos os países estão emitindo mais CO2, todos. Na China sabemos que é um fenômeno muito grave, mas não podemos parar o país para não poluir, outros países não fariam isso. É preciso repartir obrigações entre os Estados.
Xiaoping Jiao, responsável pela agência do Governo chinês que regula o mercado de CO2, em entrevista ao jornal espanhol El País – 11/07/2011

O que se pensa que é face humana do capitalismo é o que o socialismo arrancou dele com suor, lágrimas e sangue. Hoje é normal o operário trabalhar oito horas, ter férias… tudo é conquista do socialismo. O socialismo só não deu certo na Rússia [porque] virou capitalismo. A revolução russa serviu para formar o capitalismo. O socialismo deu certo onde não foi ao poder. O socialismo hoje está infiltrado em todo lugar.
Antonio Candido, em entrevista ao Brasil de Fato – 14/07/2011

Ser marxista hoje significa não apenas colocar em jogo a inteligência para fundamentar a necessidade e a possibilidade dessa alternativa (ao capitalismo), mas também tensionar a vontade para responder ao imperativo político-moral de contribuir para realizá-la.
Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011), em “Por que ser marxista hoje”, discurso pronunciado ao receber o Doutorado Honoris Causa da Universidade de Havana

O marxismo é, acima de tudo, uma filosofia da práxis e não uma nova práxis da filosofia.
Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011), em seu livro “Filosofia da práxis”

A Google tem a licença perpétua, irrevogável, livre de vantagens, para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, mostrar e distribuir através do serviço em questão.
Regras sobre conteúdo fotográfico postado no Google+

Quanto a uma civilização indígena que não deu certo e em detrimento disso foi conquistada pela inteligência cultural dos brancos, também é retrógrada a atitude de querer preservá-la.
Isaac Duarte de Barros Júnior, em artigo no jornal “O Progresso”, de Dourados, MS, em 28/12/2008, em que também chamou os indígenas de “bugrada”. Acaba de ser condenado
a dois anos de reclusão por crime de racismo pela Justiça Federal


Ratzinger entrará na história como inimigo dos pobres. A teologia se inspira no Cristo libertador e não no marxismo, que já morreu. Marx não foi pai nem padrinho da Teologia da Libertação.
Leonardo Boff no 24º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, realizado em julho de 2011, em Belo Horizonte – O Estado de S.Paulo – 17/07/2011

Um total de 34% das 310 unidades de conservação federais, como parques, florestas nacionais e reservas, tem somente um ou dois servidores efetivos atualmente. E 25 unidades não têm nenhum.
Afra Balazina, em reportagem para O Estado de S. Paulo, em 17/07/2011

“O chicote é melhor que a prisão”. O sociólogo americano Peter Moskos propõe castigos físicos como uma pena alternativa “barata e menos cruel”.
Chamada para matéria da revista Época de 15/07/2011

A China não quer alcançar alguma coisa, quer evitar coisas ruins. Somos potência do status quo.
Jin Canrong, professor da Universidade do Povo de Pequim, em seminário no Rio – Folha de S. Paulo – 19/07/2011

Desde o dia 13 de junho, o quarteirão do Palácio La Moneda, a bonita sede do governo chileno no centro de Santiago, se tornou o circuito de uma maratona de 1.800 horas organizada pelos estudantes chilenos. Batizado de "1.800 horas pela educação", a manifestação já ganhou a adesão de maratonistas profissionais, crianças, idosos e até mesmo de turistas.
Lucas Ferraz em reportagem para a Folha de S. Paulo – 19/07/2011

Focas robôs estão sendo usadas para consolar as vítimas do terremoto e tsunami no Japão que ainda estão vivendo em abrigos. Os robôs têm sensores e um sistema de inteligência artificial que faz com que eles reajam ao toque e aos sons.
BBC-Brasil – 20/07/2011

A Webjet passou a atribuir ao passageiro da primeira poltrona a tarefa de abrir uma das portas do avião em caso de emergência. Ele será responsável por ajudar na evacuação.
Gabriel Bonis em reportagem publicada pela CartaCapital sobre corte de custos na fusão entre Webjet e TAM – 21/07/2011

É uma bordoada a recente regulamentação da lei paulista que permite a venda para planos de saúde de até 25% da capacidade dos hospitais públicos gerenciados por organizações sociais. Desde o famigerado Plano de Atendimento à Saúde (PAS), criado por Maluf, uma política de governo não atingia assim, de chofre, o Sistema Único de Saúde (SUS).
Ligia Bahia, professora da UFF, e Mário Scheffer, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, em artigo publicado na Folha de S.Paulo – 22/07/2011

Há filas de espera de até quatro meses para carros de alto luxo, todos importados, caso do BMW X3, que custa R$ 273 mil. Para o X6, de R$ 331,4 mil, a demora para entrega é de três meses.
Cleide Silva – O Estado de S.Paulo – 22/07/2011

É mais arriscado e perigoso ir a um hospital do que voar de avião. O alerta foi feito pelo representante dos pacientes na Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo em conta os milhões de mortes registados anualmente devido a erros médicos ou infecções hospitalares.
Diario da Notícia (Portugal) – 22/07/2011

Ante a desconfiança do mercado, o esquerdista Humala, que foi assessorado por petistas na campanha, apostou na continuidade na economia: manteve o presidente do Banco Central e nomeou o vice de Finanças como chefe da pasta. A dobradinha ecoa a dupla ortodoxa Henrique Meirelles (BC) e Antonio Palocci (Fazenda).
Flavia Marreiro em reportagem sobre a equipe de governo do presidente peruano Hollanta Humala – Folha de S.Paulo – 27/07/2011

O presidente do Peru, Ollanta Humala, repetiu slogans e promessas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, ao assumir o cargo ontem. O novo líder anunciou que governará "um Peru para todos", em alusão ao "Brasil, um País de todos", o slogan de Lula. Enquanto o ex-presidente brasileiro prometera três refeições aos brasileiros em sua posse, Humala assegurou que os peruanos terão duas: café da manhã e almoço.
Tânia Monteiro – O Estado de S.Paulo– 29/07/2011

A razão da nossa preocupação e oposição deve-se ao fato de que a imigração massiva, a mistura racial e a adoção de não europeus são uma ameaça à unidade da nossa tribo (...). Primeiramente, um país que tem culturas competitivas vai se dilacerar ou vai acabar como um país disfuncional, como o Brasil e outros países.
Anders Behring Breivik, responsável pelos atentados que mataram mais de 70 pessoas na Noruega em julho de 2011, em manifesto publicado na internet – UOL Notícias – 25/07/2011

Médicos das Usinas dão pinga para cortar o efeito do agrotóxico no corpo
Título de matéria do jornal Brasil de fato sobre recomendação de médicos a trabalhadores da usina Petribu, em Pernambuco – 25/07/2011

O animalismo ou está do lado de uma mudança radical da ordem social existente, ou se condena sozinho à irrelevância. Enquanto a única lógica admitida for a da valorização do capital, não será possível salvar a pele nem de uma vaca nem de um mineiro.
Leonardo Caffo em “Soltanto per loro. Un manifesto per l'animalità attraverso la politica e la filosofia” (Apenas para eles. Um manifesto pela animalidade através da política e da filosofia) -  Ed. Aracne – Il Manifesto – 13/07/2011 (IHU – 27/07/2011)

O assujeitamento do animal não faz parte da história da liberdade do homem, mas sim da história da sua própria escravidão
Marco Maurizi, na coletânea “L'albergo di Adamo. Gli animali, la questione animale e la filosofia” (O abrigo de Adão. Os animais, a questão animal e a filosofia) – Ed. Mimesis – Il Manifesto – 13/07/2011 (IHU – 27/07/2011)

Tenho a impressão de que beber é uma forma de suicídio, em que é permitido a você voltar à vida e começar tudo de novo no dia seguinte. É como se matar e renascer. Acho que já vivi umas dez ou quinze mil vidas.
Charles Bukowski, poeta (1920-1994)

Eu me enganei / Como eu sabia que enganaria / Eu te disse que eu era encrenca / Você sabe que eu não presto.
Amy Winehouse, de sua música “You Know I'm No Good” (1983-2011)

Creio que há uma crise de ideias no cinema norte-americano. Ou eles têm dinheiro demais e não sabem o que fazer com ele. Você compraria Taxi Driver para refazê-lo? Compraria uma tela de Picasso para refazê-la? Sei que foram interesses comerciais que moveram os que compraram “Nove Rainhas” e o refilmaram nos EUA. Lamento o resultado. Parece que eles não leram o roteiro original direito. Há erros imperdoáveis na trama recriada.
Ricardo Darín, ator de filmes como “Nove Rainhas”, “O Filho da Noiva” e “O Segredo dos Seus Olhos” – Brasil de Fato – 28/07/2011