sábado, 1 de setembro de 2012

Deflagradas em Agosto de 2012

Nossa responsabilidade se torna cada vez maior, porque somos o exemplo a ser seguido.
Trecho do “estatuto” da organização criminosa PCC, segundo reportagem do jornal Valor Econômico – 01/08/2012

O autor do massacre em Aurora, que matou 12 em 20/07, comprou pela internet 6 mil cartuchos de munição sem despertar suspeitas. Se tivesse baixando música, estaria sendo investigado.
Frase que circula pela internete – agosto de 2012

A esquerda deve saber encarnar a urgência daqueles que sentem mais claramente o sofrimento social advindo da precariedade do trabalho, da pauperização e das múltiplas formas de exclusão. Mas é difícil encarar tal urgência quando se começa a viver em apartamentos de 6,5 milhões de reais.
Vladimir Safatle, professor de Filosofia, no livro "A esquerda que não teme dizer o seu nome" (São Paulo: Três Estrelas, 2012)

A única mensagem que a campanha pelo voto nulo passa para o corrupto é que o pessoal está abrindo mão até de tentar tirar o cara de lá.
Twitter de Arnaldo Branco (twitter.com/arnaldobranco) – 08/2012

Não sei se ela é igual a comunista. Mas se os comunistas fossem iguais a ela, o comunismo não tinha acabado na Rússia.
Valdemar da Costa Neto, réu do mensalão, ao ouvir de um correligionário do PR que Dilma é “igual a comunista” - O Globo, 03/08/2012

Nos EUA, camisinha pode ser considerada prova de prostituição. Com medo de serem presas, muitas trabalhadoras do sexo deixaram de carregar preservativos.
Marina Mattar, em reportagem para o site Opera Mundi - 31/07/2012

O mensalão não foi o maior escândalo político da história do Brasil, mas na história do PT foi a crise mais grave. Divide a história do PT por dois motivos: derrubou o discurso pela ética na política que o PT acalentou por muitos anos; e, principalmente, porque retirou da cena política seus principais quadros dirigentes históricos.
Lincoln Secco, historiador – O Estado de S. Paulo, 05/08/2012

A precedência no julgamento do mensalão do PT, ficando para data incerta o do PSDB e seus dois parlamentares, carrega um componente político que nada e ninguém podem negar.
Jânio de Freitas, sobre postura do Supremo Tribunal Federal – Folha de S. Paulo – 05/08/2012

Não é de nenhum modo um mundo de práticas digno dos ideais e proposições políticas criativas e modernizadoras que embalaram o PT no tempo de sua criação e crescimento. Não por acaso, é isto que quer dizer o mensalão: guinada às praticas políticas tradicionais, de modo que o PT se tornou confiável e parte do clube brasileiro do uso particular do Estado, das elites que sempre agiram assim. O mensalão é a instalação do PT na política de direita brasileira.
Thales Ab'Sáber, professor de Filosofia da Psicanálise da Unifesp – O Estado de S. Paulo – 05/08/2012

Falta incentivo no nosso esporte no Brasil. A cultura europeia é voltada ao cavalo. No Brasil, as pessoas têm um cachorro em casa. Aqui (Londres) você vê cavalo nos terraços. Dentro do Brasil, também tem muita gente que pode (comprar um cavalo). O próprio governo também pode ajudar. Ele ajuda para tudo quanto é lado e pode uma vez ou outra também ajudar a gente.
José Reynoso Fernandez, tentando explicar por que ficou em último lugar na prova de salto no hipismo nas Olimpíadas de Londres – Agência Estado – 06/08/2012

O aumento de relações sexuais ilícitas é a causa do aumento dos terremotos, segundo o aiatolá Kazem Sedighi, imã das orações de sexta-feira em Teerã, citado neste sábado pelo jornal iraniano Aftab. "As catástrofes naturais são o resultado de nosso próprio comportamento", declarou Sedighi.
Agência AFP – 07/05/2012

O PT patrão parece não ter aprendido com sua própria história. Apenas aprimora táticas de pressão psicológica e negociação questionável daqueles com os quais negociou na época em que a greve era sua.
César Brod, coordenador do Ministério do Planejamento, ao pedir demissão após ser orientado a cortar o ponto de grevistas - Folha de S. Paulo, 08/08/2012

O Brasil trouxe a Venezuela para dentro de seu principal projeto regional porque prefere ter Chávez na tenda cuspindo para fora a tê-lo fora da tenda cuspindo para dentro.Agora ele está mais amarrado do que em qualquer momento do passado. Também está mais enfraquecido. É boa hora para atuar.
Matias Spektor, jornalista – Folha de S. Paulo – 08/08/2012

Dilma não só mandou cortar o ponto dos grevistas como aprovou um projeto do Exército para garantir a integridade dos prédios públicos e a oferta de serviços essenciais em caso de ameaça externa (improvável) e principalmente de greves (que se multiplicam). Isso mostra que Dilma não brinca em serviço. Se a democracia prevê o direito de greve, prevê também a garantia dos prédios públicos e dos serviços essenciais à população. Em caso de risco, os militares entram.
Eliane Cantanhêde – Folha de S. Paulo – 09/08/2012

Considerado desastroso para o país um 13º salário
Título de matéria de capa de O Globo, sobre criação do 13º salário, em julho de 1962

Depois de se aproveitar de crises para se livrar de dois ministros que ambicionavam a sua sucessão, José Dirceu e Antonio Palocci, Lula exerceu o poder plenamente. E desenvolveu uma política a favor dos extremos da sociedade, os milionários e os muito pobres. Para estes últimos, concedeu bolsas sociais, de no máximo 200 reais, a quase 13 milhões de famílias, introduzindo-as num universo mais amplo de consumo. Tais bolsas não ultrapassaram o custo total de 1% do Produto Interno Bruto. Mas, aos que vivem de rendas financeiras, em 2009 Lula destinou 5,4% do PIB apenas em serviços dos juros da dívida pública. No ano seguinte, os juros e a rolagem da dívida consumiram 45% do orçamento da União, 635 bilhões de reais. Com isso, diz Ab’Sáber, o presidente “cooptou amplamente os muitíssimo ricos”.
Mario Sergio Conti, em resenha sobre o livro “Lulismo, Carisma Pop e Cultura Anticrítica”, de Tales Ab’Sáber – revista Piauí, edição 60, junho 2012

Quanto espaço das ruas os 3,8 milhões de carros que circulam pela cidade [de São Paulo] tomam? Nos horários de pico, 78% das principais vias são dominadas pelos automóveis -dentro deles, são transportados apenas 28% dos paulistanos que optam pela locomoção sobre rodas. Enquanto isso, os ônibus de linha e fretados, com ocupação de 8% do asfalto, levam 68% das pessoas.
Vanessa Correa, na matéria “Carro toma quase toda a rua sem transportar nem 1/3 dos paulistanos” – Folha de São Paulo – 12/08/2012

A Macy’s da Heral Square, em Nova York, está com uma novidade que promete levar a mulherada à loucura. A loja inaugurou neste sábado um andar com 12 mil m² e 280 mil pares de sapatos diferentes.
http://glamurama.uol.com.br – 11/08/2012

Podemos sobreviver ao cidadão médio que lê dois livros por ano, mas não estou convencido de que podemos sobreviver a uma suposta elite intelectual que não vê diferença literária entre Moacyr Scliar e Merval Pereira.
Henrique Abel – Observatório da Imprensa – 13/08/2012

Estava almoçando, e o dono do restaurante me chamou dizendo que uma pessoa estava passando mal. Na mesma hora, pedi para chamar o Samu e fui até a pessoa. Tentei retirar o pedaço de carne, cheguei a colocar a mão na garganta dele, mas não achei a carne. Então, ele revirou o olho e desmaiou. Mais um minuto e teria morrido. Peguei uma faca de serrinha e perguntei para a família se podia fazer uma traqueostomia. Fiz um corte no pescoço para atingir a traqueia e coloquei uma caneta Bic para manter a via aérea respirando.
Luciano Bastos Moreira, 64, médico que salvou a vida de José Fernando Pires, 81 anos, engasgado com um pedaço de carne – Zero Hora – 13/08/2012

E o que é o mensalão, Anna? Sabe o que é isso? É nordestino querer fazer alguma coisa em São Paulo", responde Anna. "E é erradíssimo. Eles têm de ficar lá, em Garanhuns [cidade de Lula], lá no fuuundo do Pernambuco, lá no fuuundo do Ceará. Aqui, não, aqui é de paulista e de paulistano. É por isso que isso está acontecendo.
Carolina Pires de Campos, socialite, na coluna de Monica Bergamo – Folha de S. Paulo – 12/08/2012

"Eu disse: 'Gente, temos que pensar: nós ganhamos muito dinheiro na era Lula. E ele pode voltar. O que vai achar de tudo isso?' - marido de uma tradicional cliente da Daslu, empresário que tem concessão do governo e se aproximou do PT na era Lula, relatou à coluna que quase "apanhou" no casamento de um amigo, na igreja Nossa Senhora do Brasil, nos Jardins. "Quase quebrei o pescoço, de tanta tensão", disse, pedindo que seu nome não fosse revelado.
Folha de S. Paulo, coluna de Monica Bergamo – 12/08/2012

O candidato da oposição [a Chávez], Henrique Capriles, tem dito que Lula e Mandela são modelos para sua Venezuela
Ancelmo Gois – O Globo – 11/08/2012

Supermercados, restaurantes e bares estão aumentando os decibéis da música de fundo porque se comprovou que quanto mais barulho mais os clientes consomem. Um estudo publicado pela revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research demonstra que, em um bar com a música em 72 decibéis, os clientes consumiam uma média de 2,6 copos, em 14,5 minutos cada um. Se o volume da música aumentasse para 88 decibéis, a média aumentava para 3,4 copos, e cada em apenas 11,5 minutos.
Roberto Savio, fundador da agência de notícias Inter Press Service, em artigo publicado no Envolverde, 15/08/2012

O que Engels chamava de “falsa consciência” tem como ingrediente principal o esquecimento. Há várias formas de esquecimento. O esquecimento originário, o fetichismo da mercadoria, que nos faz esquecer que o valor não é uma relação entre coisas, e sim entre classes. O esquecimento histórico, que faz os alemães se esquecerem da ignomínia do nazismo, e os brasileiros se esquecerem de quatro séculos de escravidão. O esquecimento político, que nos faz esquecer os mortos e os torturados pelo regime militar. O esquecimento moral, que levou os que arriscaram a vida num combate heroico contra a ditadura a desonrarem sua biografia, praticando a corrupção como receita de governabilidade.
Sergio Paulo Rouanet – O Globo – 18/08/2012

“Uma megafesta pode custar R$ 50 mil ou R$ 1 milhão. Vai depender das atrações”, diz Juliana Françozo, dona da Happy Happenings, que está organizando uma festa infantil em um resort, com hospedagem e passagem dos cem convidados pagas pelos pais. Uma garota paulistana festejou seus oito anos em um "Day Spa" (R$ 80 mil para 50 convidadas). Reuniu as amigas para uma tarde com cabeleireiro, manicure, massagem, roupão e chinelos personalizados. "Foi surreal, as meninas ficaram doidas. O atendimento era com horário marcado e anunciávamos os nomes pelo microfone", relata Juliana. Uma revista de celebridades "fake" [falsa] sobre ídolos teens foi distribuída para a turminha ler.
Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo – 19/08/2012

Se é um estupro legítimo, o corpo feminino tem meios para eliminar tudo. Assumindo que isso talvez não funcionasse ou algo assim, eu acho que deve haver punição, mas a punição deveria ser do estuprador.
Todd Akin, deputado republicano do estado do Missouri, Estados Unidos, querendo dizer que, em caso de estupro, o próprio organismo teria defesas para impedir a gravidez - Huffington Post e Agência AP – 20/08/2012

Um intestino cheio de gás pode ser fatal, como foi para um paciente passando pela cauterização de um pólipo no cólon. Uma fagulha elétrica causou a detonação do intestino do paciente, explodindo o colonoscópio e abrindo um buraco de 15 centímetros no intestino grosso.
Trecho do livro "Curious Behaviour - Yawning, Laughing, Hiccuping, and Beyond", de Robert R. Provine (sem tradução no Brasil) – The New York Times (notícias UOL) – 21/08/2012

Eles se infiltram em comunidades muçulmanas para achar recrutas, os convencem a realizar ataques, fornecem dinheiro, armas e o know-how para levar seu plano adiante – apenas para saltar heroicamente no último instante, prender os supostos agressores que o FBI havia criado, e salvar uma grata nação de uma trama orquestrada... pelo próprio FBI.
Uma das denúncias do documentário de rádio "This American Life", produzido pela Chicago Public Media – operamundi.uol.com.br – 22/08/2012

Os garotos que passam os dias nas LAN houses não carregam mais fantasias dentro de si. Vão às LANs para buscá-las fora de si mesmos, nas telas dos computadores, e delas se empanturram. Elétricos e insaciáveis, eles devoram as imagens que cintilam à sua frente. Não preenchem seu vazio. Ao contrário: elas o alargam.
José Castelo, no artigo “Espelho, espelho meu” – Valor – 24/08/2012

De vez em quando, leio em blogs ou mesmo em cartas que recebo enquanto colunista deste jornal ataques aos "comunistas" do PT. Ora, é importante esclarecer algumas coisas. Todos têm o direito de divergir do Partido dos Trabalhadores e do comunismo. Mas é errado confundir um com o outro. Melhor aclarar alguns pontos, para que os adversários do PT ou do comunismo possam criticá-los sem incorrer nessa confusão.
Renato Janine Ribeiro, professor titular de ética e filosofia política na USP – Valor – 27/08/2012

No ano passado, o governo federal dedicou 5,72% do PIB ao pagamento de juros de sua dívida. Já o Bolsa Família, o programa de ajuda aos mais pobres, consumiu magro 0,4% do PIB. Resumo da história: para 13.330.714 famílias cadastradas no Bolsa Família, vai 0,4% do PIB. Para um número infinitamente menor, mas cujo tamanho exato se desconhece, a doação, digamos assim, é 13 vezes maior.
Clóvis Rossi – Folha de S. Paulo – 26/08/2012

Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, visitou José Dirceu há alguns dias em São Paulo. Foi prestar solidariedade ao ex-ministro, réu no caso do mensalão. Dirceu recebeu também a visita de João Pedro Stedile, líder do MST.
Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo – 28/08/2012

O desenvolvimento econômico, nas condições institucionais adequadas, é um processo de permanente desequilíbrio. Quando bem-sucedido, produz mais desequilíbrios!
Antonio Delfim Netto – Folha de S. Paulo – 29/08/2012